Navigation path

Left navigation

Additional tools

Europeus atribuem grande importância ao ambiente

European Commission - IP/08/445   13/03/2008

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/08/445

Bruxelas, 13 de Março de 2008

Europeus atribuem grande importância ao ambiente

De acordo com um inquérito Eurobarómetro hoje publicado, mais de dois terços dos europeus preferem que as decisões políticas sobre ambiente sejam tomadas a nível da União Europeia. O relatório mostra também que o os europeus estão cada vez mais conscientes do papel que o ambiente desempenha no seu dia-a-dia. Mais de 95% dos cidadãos europeus consideram que é importante proteger o ambiente. Cerca de 80% consideram também que o estado do ambiente influencia a sua qualidade vida e que têm um papel a desempenhar na sua protecção. As alterações climáticas estão no topo da lista das preocupações ambientais dos europeus, seguindo-se-lhes a poluição e as catástrofes provocadas pela acção do homem.

O Comissário responsável pela pasta do Ambiente, Stavros Dimas, afirmou: "A maioria dos europeus é de opinião que a União Europeia deve fazer mais pelo ambiente e que as decisões sobre esta matéria devem ser tomadas a nível europeu. Uma maioria esmagadora de europeus considera necessária uma legislação ambiental europeia harmonizada e entende que a União Europeia deve ajudar os outros países a melhorarem os seus padrões ambientais."

Europeus preocupados com os OGM

Embora o inquérito Eurobarómetro mostre que as cinco questões ambientais que mais preocupam os europeus são as alterações climáticas, a poluição da água e do ar, as catástrofes provocadas pelo homem e a utilização de substâncias químicas em produtos de uso corrente, uma maioria sente-se igualmente inquieta com a utilização de organismos geneticamente modificados (OGM) na agricultura. Cerca de 58% dos cidadãos europeus dizem estar apreensivos com a utilização de OGM e 21% declaram-se favoráveis.

Europeus dispostos a comprar produtos ecológicos

Os cidadãos europeus demonstram uma disposição assinalável para comprar produtos amigos do ambiente. Cerca de três quartos dos europeus declaram-se prontos a fazê-lo, ainda que para isso tenham de pagar um pouco mais. No entanto, em média, apenas 17% dos europeus declararam ter comprado produtos amigos do ambiente no mês anterior, o que significa que quase 60% dizem estar dispostos a consumir produtos verdes, mas ainda não o fizeram. A maioria dos europeus (52%) afirma ser capaz de reconhecer um produto genuinamente amigo do ambiente através do rótulo.

A protecção do ambiente não é obstáculo ao desempenho económico

A protecção do ambiente é um obstáculo ao bom desempenho económico ou uma motivação para a inovação? Aproximadamente dois terços dos europeus consideram que a protecção do ambiente é mais um incentivo à inovação (63%) do que um obstáculo ao desempenho económico (16%). Praticamente a mesma percentagem de europeus (64%) considera que a protecção do ambiente deve ter prioridade em relação à competitividade económica e apenas 18% que a competitividade é mais importante.

Mais de dois terços dos cidadãos europeus estão, além disso, convencidos de que o progresso de cada país deve ser medido utilizando indicadores sociais, ambientais e económicos; apenas uma minoria (15%) considera que o progresso deve ser avaliado principalmente com base em indicadores monetários e económicos.

Respostas mundiais para problemas mundiais

Cerca de dois terços dos cidadãos europeus preferem que as decisões em matéria de ambiente sejam tomadas em conjunto pela União Europeia e não a nível nacional. Uma grande percentagem de europeus afirma também ser necessária legislação ambiental europeia harmonizada (82%), ser dever da UE ajudar os países não membros a melhorarem os seus padrões ambientais (80%) e dever a UE atribuir mais fundos para a protecção do ambiente (78%).

Cerca de 78% dos europeus consideram igualmente útil a criação de uma força europeia de protecção civil para intervir em caso de catástrofes naturais que ocorram nos seus países.

Para mais informações:
Eurobarómetro: Atitudes dos cidadãos europeus para com o ambiente:

http://ec.europa.eu/public_opinion/index_en.htm
Dados sobre cada Estado-Membro:

http://ec.europa.eu/public_opinion/index_en.htm
O relatório Eurobarómetro pode ser descarregado da página principal do Comissário Dimas:

http://ec.europa.eu/commission_barroso/dimas/index_en.htm
Sítio Web da Comissão Europeia dedicado ao ambiente:

http://ec.europa.eu/environment/


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website