Navigation path

Left navigation

Additional tools

Prémio para as melhores iniciativas europeias em matéria de consumo. A comissária Kuneva celebra o Dia do Consumidor com cerimónia de entrega de prémios da UE

European Commission - IP/08/406   10/03/2008

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/08/406

Bruxelas, 10 de Março de 2008

Prémio para as melhores iniciativas europeias em matéria de consumo. A comissária Kuneva celebra o Dia do Consumidor com cerimónia de entrega de prémios da UE

A comissária Meglena Kuneva apresentou hoje, antes do Dia Europeu do Consumidor que se celebra em 15 de Março, o primeiro grande prémio europeu em matéria de consumo. O primeiro prémio foi atribuído à Finlândia pela concepção de um dinâmico jogo em linha para sensibilização dos jovens consumidores sobre os seus direitos e responsabilidades como compradores em linha. A Irlanda, o Reino Unido, a Hungria, a Estónia e a Noruega receberam prémios especiais por campanhas que se destacaram na promoção inovadora e eficaz dos direitos dos consumidores. O vencedor europeu foi seleccionado entre as melhores campanhas nacionais em matéria de consumo, que abrangeram matérias tão diversas como os serviços financeiros, os direitos dos passageiros dos transportes aéreos, os empréstimos através de SMS, as compras em linha, a informação sobre os alimentos e o consumo infantil. A Comissária Kuneva e todos os premiados estarão reunidos esta tarde na cerimónia oficial de entrega dos prémios que decorre no centro de Bruxelas (Galeries de la Reine), onde terá lugar um encontro com a imprensa (às 14.00 horas) e uma exposição pública de todas as campanhas.

Segundo afirmou a Comissária Kuneva, «Em vésperas do Dia Europeu do Consumidor, tenho uma mensagem para os 490 milhões de consumidores europeus: os direitos que vos assistem são claros e não devem hesitar em utilizá-los. São os consumidores que dirigem o mercado. São os consumidores que estimulam a concorrência. Assim, não tenham receio de escolher, de mudar, de perguntar e de reclamar. Regozijo-me com todos os esforços envidados pelos Estados membros para promover esta mensagem, como testemunham estas campanhas notáveis.»

À procura das melhores campanhas nacionais

No âmbito da preparação do Dia Europeu do Consumidor, os Estados membros (bem como a Noruega e a Islândia) foram convidados a realizar concursos nacionais para encontrar a melhor campanha do ano em matéria de consumo, e a apresentar os vencedores à Comissão para participarem na «grande final» europeia. Este concurso organizado à escala da UE constituiu uma oportunidade para prestar o devido reconhecimento ao trabalho levado a cabo por organizações nacionais e independentes na promoção dos direitos dos consumidores. Além disso, permitiu que os Estados membros destacassem as questões mais relevantes neste domínio para os respectivos cidadãos e partilhassem ideias para promover um melhor conhecimento dos direitos dos consumidores. Os concursos foram coordenados a nível nacional pelos Centros Europeus dos Consumidores (CEC).

As campanhas vencedoras foram aquelas que melhor reflectiram a mensagem de que os consumidores devem conhecer e fazer valer os seus direitos nas suas transacções diárias. Paralelamente, utilizou-se uma gama impressionante de assuntos e de abordagens para transmitir esta mensagem.

As melhores iniciativas em matéria de consumo

As melhores iniciativas europeias foram escolhidas por um júri independente, tendo em atenção o nível de originalidade e a pertinência e eficácia das campanhas.

O primeiro prémio foi para a Finlândia (agência do consumidor finlandesa) pelo jogo «Galactor e os decifradores dos Códigos». Esta campanha pretende sensibilizar os jovens sobre os direitos e as responsabilidades do consumidor, nomeadamente no contexto das compras em linha e por telemóvel, através de um jogo em linha moderno e estimulante. Esta campanha teve tal êxito que foi posteriormente divulgada noutros Estados membros.

A campanha britânica recebeu o prémio da iniciativa «mais original» pelo «Consumer Challenge Quiz». Este jogo foi criado para ajudar jovens com dificuldades de aprendizagem a tornarem-se consumidores mais bem informados e mais seguros. A Irlanda recebeu o prémio da «melhor campanha financeira» pela excelente promoção de um sítio Internet de finanças para particulares, concebido para ajudar os consumidores a tomar decisões mais informadas em matéria de finanças pessoais. A Hungria recebeu o prémio na categoria «consumo infantil» por um concurso de desenho a nível nacional para escolas primárias, cuja temática se subordinou a três questões em matéria de consumo. O júri atribuiu igualmente prémios especiais de mérito à Noruega pela campanha «iTunes» e à Estónia pela campanha «Tome decisões de crédito responsáveis», organizada por um banco independente.

Dia do Consumidor celebrado com participação dos consumidores

A Comissária Kuneva inaugurará uma exposição pública de todas as campanhas nacionais nas Galeries de la Reine (centro de Bruxelas) com uma breve conferência de imprensa hoje, às 14.00 horas. A exposição poderá ser visitada de 10 a 11 de Março, de modo a permitir que os compradores «reais» possam apreciar as mensagens transmitidas pelas campanhas e delas tirar o melhor partido. Além disso, a Comissária entregará os prémios aos vencedores europeus numa cerimónia oficial que decorrerá nas Galeries de la Reine e a que assistirão vários representantes do sector.
Para qualquer informação relativa às campanhas premiadas na UE e nos Estados membros, consultar:

http://ec.europa.eu/consumers/ecd/index_en.htm
Para mais informações, consultar:

http://ec.europa.eu/consumers/index_pt.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website