Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/08/293

Bruxelas, 25 de Fevereiro de 2008

Moeda comemorativa da UEM: e o vencedor é...

Os cidadãos e outros residentes da UE escolheram um desenho, que simboliza o euro como a mais recente evolução na já longa história da integração económica europeia, para uma nova moeda em euros que começará a ser cunhada em Janeiro próximo, comemorando os 10 anos da União Económica e Monetária (UEM). Mais de 141,000 pessoas votaram numa competição pela Internet para escolher o desenho vencedor, de entre cinco concorrentes. A moeda comemorativa de 2 euros será emitida em todos os Estados-Membros da zona euro, estando prevista a colocação em circulação de cerca de 90 milhões de exemplares.

O desenho vencedor simboliza o euro como corolário de uma longa história das trocas comerciais, da troca directa de bens durante a Pré-História – evocada pelo desenho deliberadamente primitivo – até à União Económica e Monetária.

[ Os quadros e gràficos estatõ disponíveis em PDF e WORD PROCESSED ]

A votação foi aberta a todos os cidadãos e outros residentes da União Europeia e teve lugar entre 31 de Janeiro e 22 de Fevereiro de 2008. Os votantes podiam escolher entre cinco desenhos, previamente seleccionados pelos directores das Casas da Moeda europeias. 141,675 pessoas participaram na votação. O desenho vencedor recebeu 41.48 % dos votos.

O desenho vencedor é da autoria de George Stamatopoulos, um escultor que trabalha para o Banco Central da Grécia. As moedas comemorativas com este desenho vão ser emitidas por todos os Estados-Membros da zona euro, a partir de Janeiro de 2009, estando prevista a colocação em circulação de cerca de 90 milhões de exemplares.

É a segunda vez que todos os países da zona euro cunham uma moeda comemorativa comum. As moedas de euro normais têm um lado que é comum a todos os países e um lado nacional, que representa heróis ou símbolos nacionais ou monarcas reinantes. A primeira dessas moedas comemorativas foi emitida em 2007, para comemorar o 50.º aniversário do Tratado de Roma.

As moedas comemorativas têm sempre o valor facial de 2 euros e destinam-se à circulação em toda a zona euro, embora despertem, muitas vezes, um vivo interesse por parte dos numismatas.
Para mais informação sobre as moedas de euro, incluindo as moedas comemorativas, ver:

http://ec.europa.eu/economy_finance/the_euro/notes_coins8787_en.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website