Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV EL CS PL BG

IP/08/207

Bruxelas, 12 de Fevereiro de 2008

Escutemos os jovens: eles sabem como tornar a Internet um local mais seguro!

Hoje, 100 organizações de mais de 50 países de todo o mundo comemoram o dia da Internet mais segura. Em Bruxelas, a Comissão Europeia organiza o primeiro Fórum Pan-Europeu da Juventude para uma Internet mais Segura, no qual participa a Comissária europeia para os consumidores, Meglena Kuneva. O objectivo é intensificar o diálogo entre os jovens e os decisores sobre as questões relativas à maior segurança da Internet e aumentar a sensibilização para os melhores métodos de protecção dos menores no ambiente em linha. O dia da Internet mais segura é organizado com o patrocínio da Comissária europeia para a sociedade da informação e os média, Viviane Reding.

"Os jovens aprenderam rapidamente a tirar o maior partido dos serviços em linha, como as redes de contacto social e os telemóveis. Mas muitos deles ainda subestimam os riscos escondidos da utilização desses serviços, desde a cibermolestamento até ao aliciamento sexual em linha," declarou a Comissária europeia Viviane Reding, responsável pela sociedade da informação e os média. "Hoje, apelo a todos os decisores dos sectores público e privado para que discutam e aprendam com os jovens e para que melhorem as estratégias e as ferramentas de sensibilização, tendo em vista a protecção dos menores. Pela minha parte, trabalharei na contribuição da União Europeia propondo, antes do final do mês, um novo programa Safer Internet para 2009-2013 que permitirá dar continuidade ao valioso trabalho já realizado para ajudar os jovens, os pais e os professores a identificarem os problemas que se colocam aos menores no ambiente em linha."

Meglena Kuneva, Comissária europeia para os consumidores, que representou a Comissão Europeia nos eventos consagrados à Internet mais segura que hoje tiveram lugar em Bruxelas, acrescentou: "Ao mesmo tempo que a União Europeia tudo faz para tornar a Internet e os telemóveis mais seguros para as crianças e os jovens, precisamos de ter a certeza de que sabemos de que modo eles utilizam as tecnologias e o que eles próprios pensam dever ser feito para os tornar seguros. Os inquéritos efectuados parecem mostrar que a utilização pelos jovens das tecnologias em linha e os seus pontos de vista sobre os potenciais problemas podem ser muito diferentes dos pontos de vista e dos conhecimentos dos adultos. É por esse motivo que falar directamente com os jovens – hoje, no dia da Internet mais segura, mas também nos restantes 364 dias do ano – é tão importante para nós".
O dia anual da Internet mais segura celebra-se este ano pela quinta vez. Para dar a conhecer os riscos menos óbvios dos serviços em linha, a Comissão organiza um Fórum Pan-europeu da Juventude em Bruxelas. Foram convidados a estar presentes trinta adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos que já tinham participado em fóruns nacionais da juventude na Finlândia, na República Checa, em Chipre, na Suécia, na Grã-Bretanha, nos Países Baixos, na Alemanha, na Áustria e na Islândia. Os jovens, que se reunirão hoje com a Comissária Kuneva, com membros do Parlamento Europeu e com representantes da indústria, identificarão, através das suas discussões, as 10 mais importantes dicas para a segurança (Safety Tips) em linha em matéria de:

  • Riscos e precauções na utilização dos sítios de contacto social em rede e dos telemóveis;
  • Ferramentas e métodos de sensibilização.

Este ano, os eventos dedicados à Internet mais segura organizados na União Europeia a nível nacional incluem:

  • Em Espanha, Protegeles, o centro de sensibilização espanhol, lançará um spot publicitário televisivo "A vida em linha é o que tu quiseres que seja", que será transmitido noutros países da União Europeia.
  • Na Áustria, os vencedores do primeiro concurso austríaco do filme móvel participarão numa workshop com os meios de comunicação social sobre a utilização segura dos telemóveis.
  • Na Bélgica, será organizada uma conferência de imprensa às 10.30 em Les Halles des Tanneurs, no centro da cidade de Bruxelas, com as universidades envolvidas no projecto de investigação Teens, Internet, Risks and Opportunities (TIRO), financiado pelo Ministério belga da política científica.
  • Na Dinamarca, as Comunidades mais populares em linha para crianças e jovens assinalarão o dia da Internet mais segura com celebrações virtuais nos seus portais.
  • Na Polónia, uma importante empresa de distribuição por cabo lançará um "estojo de ferramentas essenciais" (toolkit) para pais e filhos. Este toolkit, traduzido em 11 línguas europeias, será lançado em vários outros países europeus.

Serão hoje publicados os resultados de um concurso organizado a nível mundial para criar material de sensibilização para a segurança da Internet, como parte de uma blogatona para o dia da Internet mais segura. No concurso, participaram jovens de centenas de escolas e de clubes de juventude, tendo o tema "A vida em linha é o que tu quiseres que seja" (Life online is what you make of iT) sido abordado por 665 participantes no concurso.

Contexto:

O dia da Internet mais segura é um evento anual (ver IP/07/140, IP06/126, IP/05/148, IP/04/171) organizado pela rede europeia para a segurança da Internet – INSAFE - e co-financiado pelo programa Safer Internet da Comissão (ver IP/06/1512 e MEMO/07/44).

Recentes inquéritos feitos pelo Eurostat aos agregados familiares na Europa contemplaram uma série de questões mais gerais relacionadas com a segurança da Internet, e um mini inquérito qualitativo efectuado pelo Eurobarómetro em 2007 forneceu alguns dados reveladores sobre o comportamento confiante dos jovens nos ambientes em linha :

(http://epp.eurostat.ec.europa.eu/pls/portal/docs/PAGE/PGP_PRD_CAT_PREREL/PGE_CAT_PREREL_YEAR_2008/PGE_CAT_PREREL_YEAR_2008_MONTH_02/4-08022008-EN-AP.PDF IP/07/1227).
Mais informações:

http://europa.eu.int/saferinternet

Para o calendário detalhado dos eventos do dia da Internet mais segura e da "Blogatona", ver: http://www.saferinternet.org


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website