Navigation path

Left navigation

Additional tools

Semana Europeia da Juventude 2007: inclusão social e diversidade são os principais temas do encontro de 200 jovens em Bruxelas

European Commission - IP/07/744   01/06/2007

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/07/744

Bruxelas, 1 de Junho de 2007

Semana Europeia da Juventude 2007: inclusão social e diversidade são os principais temas do encontro de 200 jovens em Bruxelas

A inclusão social e a diversidade serão os principais temas da agenda da terceira edição da Semana Europeia da Juventude, que terá lugar de 3 a 10 de Junho de 2007. Ao longo desta semana serão realizados nos quatro cantos da Europa debates políticos, manifestações culturais e outros eventos, associados ao lançamento a nível europeu do novo programa «Juventude em Acção» (2007-2013).

Em Bruxelas reunir-se-ão cerca de 200 jovens, no quadro do evento «Juventude em Acção!», que se inscreve no seguimento directo da recente Cimeira da Juventude, em Roma, e da manifestação para os jovens organizada pela Presidência alemã em Colónia. O encontro de Bruxelas, que faz parte integrante do diálogo estruturado com os jovens, culminará num debate político com os Comissários Ján Figel' e Vladimír Špidla e com altos representantes de outras instituições da UE, no dia 6 de Junho.

Na véspera do lançamento da Semana Europeia da Juventude de 2007, a Comissão Europeia publicou um inquérito Eurobarómetro Flash, segundo o qual 38% dos jovens europeus consideram que a maior dificuldade em encontrar um emprego reside na falta de oportunidades de trabalho no seu país. Se forem confrontados com uma situação de desemprego, os jovens não estão dispostos a fazer concessões: enquanto 33% aceitariam qualquer emprego, desde que satisfizesse certas condições, como a estabilidade e um bom salário, apenas um em dez jovens aceitaria qualquer emprego, mesmo sem essas condições[1].

Ján Figel’, Comissário Europeu para a Educação, Formação, Cultura e Juventude, afirmou a propósito da Semana Europeia da Juventude: «A Comissão respeita o compromisso assumido na Cimeira da Juventude, em Roma, de consultar os jovens sobre os assuntos do seu interesse. Em Bruxelas debateremos, por conseguinte, os problemas relacionados com a inclusão social e a diversidade. Trata-se também de uma oportunidade ideal para mostrar de que forma o programa «Juventude em Acção» pode complementar a acção política ao apoiar projectos lançados por jovens em toda a Europa.»

As actividades organizadas pelas agências nacionais do programa «Juventude em Acção» a nível local, regional e nacional contribuirão para concretizar o objectivo global da Semana Europeia da Juventude de 2007 ao proporcionar aos jovens uma plataforma e uma oportunidade para participarem a fazerem ouvir a sua voz. Face ao êxito das Semanas da Juventude de 2003 e 2005, este evento passará a ser organizado pela Comissão Europeia a intervalos regulares de 18 meses.

O evento «Juventude em Acção!» de Bruxelas, organizado conjuntamente com o Comité Económico e Social Europeu, conta também com a estreita colaboração do Fórum Europeu da Juventude. Jovens de toda a Europa debaterão temas relevantes relacionados com os conceitos de inclusão social e diversidade, como o emprego, a igualdade de oportunidades, a anti-discriminação, o voluntariado, a cidadania activa e a aprendizagem não formal. Será feita particular referência ao futuro da Europa.

No âmbito deste evento terá lugar, em 5 de Junho, a «Festa Europeia da Juventude», na qual serão entregues certificados de reconhecimento a um conjunto de projectos no domínio da inclusão social e da diversidade financiados pelo programa Juventude (2000-2006). Na presença do Comissário Ján Figel', a cerimónia focará especialmente os êxitos deste programa, que apoiou mais de 100 000 projectos juvenis em que participaram mais de 500 000 jovens cidadãos, e dará também destaque ao lançamento do novo programa «Juventude em Acção» (2007-2013).

Para mais informações:
Programa «Juventude em Acção»:

http://ec.europa.eu/youth/index_en.html
Semana Europeia da Juventude 2007:

http://www.youthweek.eu
Relatório Eurobarómetro completo:

http://ec.europa.eu/public_opinion/flash/fl_202_en.pdf
Resumo do Eurobarómetro:

http://ec.europa.eu/public_opinion/flash/fl_202_sum_en.pdf


[1] O inquérito abrangeu 19.000 jovens europeus dos 15 aos 30 anos de idade. Levado a cabo entre 30 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2007, este Eurobarómetro Flash é o primeiro inquérito desta natureza realizado com jovens dos 27 Estados-Membros da UE.


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website