Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE IT

IP/07/1822

Bruxelas, 30 de Novembro de 2007

Cientistas da Comissão Europeia lançam primeira aplicação móvel que utiliza o telemóvel para que cada pessoa avalie a sua pegada de carbono

mobGAS©® é uma nova aplicação de telefonia móvel, disponível em 21 línguas europeias, que permite que os utilizadores vejam o impacto das suas opções quotidianas nas alterações climáticas. Esta tecnologia inteligente, desenvolvida por cientistas do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, permite que os utilizadores vejam o impacto das opções que efectuam na sua vida quotidiana em termos de emissões dos três principais gases com efeito de estufa – dióxido de carbono, metano e óxido nitroso. A aplicação utiliza informações sobre as actividades do dia-a-dia – cozinha, transportes, iluminação, aparelhos electrónicos, etc. – para calcular as emissões. Pode criar-se, num sítio Web seguro, um registo das emissões diárias, semanais e anuais do utilizador, que permite efectuar uma comparação com as médias nacionais e mundiais. A aplicação inclui também uma animação que reflecte a contribuição do utilizador para o objectivo do Protocolo de Quioto.

Os indivíduos podem ter um impacto significativo na redução das emissões. De acordo com os dados recentes do Eurostat, 21% das emissões decorrem de processos industriais e afins, 31% da produção de energia, 20% dos transportes, 9% da agricultura, 3% dos resíduos e a percentagem restante de outras fontes. Isto mostra que os comportamentos individuais, nomeadamente a forma como nos deslocamos, os aparelhos que utilizamos e os alimentos que ingerimos, podem influenciar as emissões de forma apreciável. O estilo de vida e as opções dos consumidores constituem um factor-chave, sendo por isso importante que as pessoas tenham consciência do impacto das suas opções pessoais.

Descarregando a aplicação para um telemóvel – aparelho que as pessoas têm quase sempre consigo – é possível aproveitar os momentos mais calmos – por exemplo, um trajecto de autocarro ou o tempo de espera antes de um encontro – para introduzir os dados respeitantes ao dia em causa. Estes dados podem abranger os meios de transporte utilizados, a forma como a casa foi aquecida, quanto tempo se viu televisão e o que se comeu.

A partir de hoje, a aplicação mobGAS será disponibilizada gratuitamente a todos os interessados. As redes de comunicações e os produtores de telemóveis participarão também na implantação da tecnologia a nível nacional.

Esta tecnologia será demonstrada por cientistas do CCI no pavilhão da UE, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, que decorrerá em Bali a partir de 3 de Dezembro.
Para descarregar a aplicação:

http://mobgas.jrc.ec.europa.eu


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website