Navigation path

Left navigation

Additional tools

MEDIA 2007: 755 milhões de euros para estimular a indústria cinematográfica europeia

European Commission - IP/07/169   12/02/2007

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/07/169

Bruxelas, 12 de Fevereiro de 2007

MEDIA 2007: 755 milhões de euros para estimular a indústria cinematográfica europeia

Lançado ontem à noite em Berlim, o novo programa comunitário MEDIA 2007 prevê um montante de 755 milhões de euros para estimular a indústria cinematográfica europeia nos próximos sete anos. Cerca de 65% do orçamento total destinam-se a promover a distribuição de obras europeias noutros países europeus e no resto do mundo. O programa MEDIA 2007 facilita o acesso ao financiamento – sobretudo para as PME – e aumenta a utilização das tecnologias digitais, tornando o sector audiovisual europeu mais competitivo.

"As tecnologias digitais estão a transformar substancialmente os métodos de trabalho da indústria cinematográfica. Para ser um êxito, a passagem à era da digitalização exige que formemos os nossos profissionais, modernizemos as nossas salas de cinema e criemos novos canais de distribuição," declarou Viviane Reding, Comissária europeia responsável pela Sociedade da Informação e os Media. "O programa MEDIA 2007 fornece as ferramentas certas para ajudar a indústria cinematográfica europeia a enveredar por esse caminho."

Os 755 milhões de euros do programa MEDIA 2007 destinam-se às fases anteriores e posteriores à produção dos filmes, e repartir-se-ão por cinco linhas de acção:

• Formação (técnicas de escrita de argumentos; gestão económica e financeira; tecnologias digitais) (7%);

• Desenvolvimento (projectos individuais, catálogos, novos talentos, co-produções, outro financiamento) (20%);

• Distribuição (distribuidores, agentes de vendas, empresas de radiodifusão, empresas que exploram salas de cinema, digitalização de obras) (55%);

• Promoção (acesso ao mercado, festivais, eventos comuns, património) (9%);

• Acções horizontais (facilitar o acesso das PME ao financiamento e encorajar a presença de filmes europeus nas plataformas digitais) (5%) e projectos-piloto (abrangendo as novas tecnologias, como as tecnologias digitais de revelação, produção e distribuição de filmes) (4%).

Ao atribuir uma prioridade clara à distribuição de obras europeias, o novo programa MEDIA procura melhorar a quota de mercado de filmes europeus exibidos nos Estados-Membros que não aquele em que foram produzidos. O programa também dará maior visibilidade às diversas culturas europeias na arena mundial e contribuirá para o aumento da competitividade da nossa indústria audiovisual.

Este apoio financeiro à indústria cinematográfica tem tido um forte efeito multiplicador em termos de investimento no sector. Durante o período de vigência dos programas que precederam o MEDIA 2007 (ou seja, o MEDIA Plus e o Training) cada euro de financiamento comunitário gerou cerca de 6 euros de investimento privado por parte da indústria.

Este ano, no 57.º Festival Internacional de Berlim, serão exibidos 17 filmes financiados pelo programa MEDIA (ver IP/07/170).

Dados sobre o programa MEDIA

MEDIA, o programa comunitário de apoio ao sector audiovisual, contribui, há dezasseis anos, para desenvolver e fortalecer a indústria cinematográfica europeia. Em 1 de Janeiro de 2007, a Roménia tornou-se o 31.º membro do programa (UE27 + Islândia, Liechtenstein, Noruega e, em breve, a Suíça). Os anteriores programas MEDIA I, II, Plus e Training apoiaram o desenvolvimento e a distribuição de milhares de filmes, assim como actividades de formação, festivais e projectos de promoção em todo o continente. Só ao abrigo dos programas MEDIA Plus e MEDIA Training (2001-2006), foram injectados mais de 500 milhões de euros em 8000 projectos.

Todos os anos, a Comissão Europeia financia 300 novos projectos de filmes europeus; metade dos filmes europeus vistos nos cinemas tem o apoio da Comissão.

Para mais informações:

http://ec.europa.eu/avpolicy/media

Ver também (incluindo exemplos de filmes e projectos apoiados pelos programas MEDIA):

Ficha MEDIA – http://ec.europa.eu/information_society/factsheets/month/


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website