Navigation path
Left navigation
Additional tools
IP/07/1036 Bruxelas, 9 de Julho de 2007 Melhor protecção contra o sol graças à acção da Comissão EuropeiaOs consumidores irão beneficiar com a introdução, este Verão, de um novo sistema de rotulagem, mais compreensível, das embalagens dos protectores solares. Os novos rótulos - incluindo um novo logótipo ou selo UVA nas embalagens e a proibição de expressões enganosas como «protecção total» ou «ecrã total» - são a resposta à recomendação da Comissão sobre protectores solares, adoptada em Setembro de 2006. Além de explicar o novo sistema de rotulagem, a Comissão, através de uma campanha de informação em colaboração com os Estados-Membros, procura aumentar a sensibilização para o facto de que são diversas as razões pelas quais os protectores solares são apenas uma das várias medidas necessárias de protecção contra a radiação UV. O novo sistema de rotulagem será introduzido gradualmente e aparecerá este Verão em 20% das embalagens de protectores solares.Meglena Kuneva, Comissária responsável pelas questões dos consumidores, afirmou: «Os consumidores necessitam de informação clara e exacta sobre os protectores solares para puderem fazer escolhas informadas. Temos de reforçar a mensagem essencial de que os protectores solares são apenas uma das várias medidas necessárias para uma protecção eficaz contra o sol.» Por sua vez Markos Kyprianou, Comissário responsável pela saúde, salientou: «Quando aplicados correctamente, os protectores solares podem ajudar a proteger contra o cancro da pele mas não são, sem medidas complementares, suficientes. Outros cuidados sensatos incluem evitar exposições prolongadas, permanecer à sombra nas horas de maior intensidade solar e proteger-se com um chapéu e óculos de sol. ». Melhor rotulagem A campanha da Comissão apresenta melhorias futuras em termos de rotulagem dos protectores solares, tal como solicitado na recomendação da Comissão, de Setembro de 2006, relativa à eficácia e às propriedades reivindicadas dos protectores solares. Segundo a recomendação:
UVA Factos acerca da indústria dos protectores solares
Que devem os consumidores saber para este Verão? O novo sistema de rotulagem começará a ser «visível» no mercado, no Verão de 2007. Por outro lado, os consumidores são aconselhados a utilizarem os protectores solares como uma entre muitas medidas para se protegerem contra o sol. Outras medidas incluem:
[ Os quadros e gràficos estatõ disponíveis em PDF e WORD PROCESSED ][Image][ Os quadros e gràficos estatõ disponíveis em PDF e WORD PROCESSED ][Image][ Os quadros e gràficos estatõ disponíveis em PDF e WORD PROCESSED ][Image][ Os quadros e gràficos estatõ disponíveis em PDF e WORD PROCESSED ][Image] A campanha de sensibilização A campanha será dirigida pela Comissão e pelos parceiros nacionais do acordo voluntário em diversos Estados-Membros durante o próximo ano, utilizando sítios Web, imprensa, cartazes, parcerias com operadores turísticos e publicidade. Factos sobre a indústr |
Side Bar