Navigation path

Left navigation

Additional tools

“.eu”: o novo domínio Internet da Europa aberto a toda a gente a partir de hoje

European Commission - IP/06/476   07/04/2006

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL

IP/06/476

Bruxelas, 7 de Abril de 2006

“.eu”: o novo domínio Internet da Europa aberto a toda a gente a partir de hoje

A partir das 11h00 de hoje, qualquer pessoa residente na União Europeia pode pedir o registo de um nome no domínio de topo .eu, segundo o processo de “atendimento por ordem de chegada”. Não é condição indispensável possuir a nacionalidade de um Estado-Membro da UE. Hoje termina também o período de arranque, durante o qual foram apresentados 320 000 pedidos de nomes a incluir no domínio .eu por detentores de marcas registadas, organismos públicos e detentores de direitos prioritários, como marcas não registadas, identificadores de empresa ou direitos de autor. As instituições comunitárias e os seus funcionários passarão todos, em massa, a ter nomes “.eu” a partir de 9 de Maio de 2006, Dia da Europa.

Citando Viviane Reding, Comissária responsável pela pasta da Sociedade da Informação e Media, “A sociedade do conhecimento competitiva que é a Europa mostra-se hoje completamente ao mundo na Internet. A Europa e os seus cidadãos passam a poder projectar a sua própria identidade Web, protegidos por regras comunitárias. Prevejo uma corrida à apresentação de pedidos nas primeiras horas, da ordem dos milhares, o que transformará o “.eu” num nome de domínio poderoso, capaz de concorrer em pé de igualdade com o “.com”.”

Os cidadãos que pretendam registar um nome de domínio “.eu” deverão escolher um agente de registo acreditado de entre os incluídos nesta lista: http://list.eurid.eu/registrars/ListRegistrars.htm?lang=en
O respectivo nome “.eu” deverá ser activado em poucas horas. Os custos do registo na UE variam, podendo o total das taxas cobradas (pelo agente e pelo Registo) não ir além dos 12 € nalguns casos. Havendo centenas de agentes de registo em competição pelo registo de nomes, os clientes devem avaliar bem as ofertas “na praça” e procurar fazer o melhor negócio em termos de preço, qualidade e serviços oferecidos.

Os pedidos apresentados nas primeiras horas desta “corrida” serão tratados segundo o princípio da “ordem de chegada” – ou seja, caso haja dois pedidos de nomes de domínio iguais, o Registo .eu registará o pedido que primeiro der entrada. Contrariamente aos pedidos da fase de arranque, os desta fase serão automaticamente registados sem mais formalidades poucas horas após a sua recepção.

Em 9 de Maio, Dia da Europa, todo o sítio Web das instituições comunitárias (o maior da Europa), assim como os endereços de correio electrónico de todos os seus funcionários, passarão para o domínio de topo .eu. Os antigos endereços manter-se-ão activos, paralelamente aos novos, durante um período de, pelo menos, um ano, findo o qual apenas se utilizarão os nomes “.eu”. A preparação da Comissão para o “.eu” está a cargo do Vice-Presidente Sim Kallas, que coordena a transição para a “Comissão em linha” (eCommission).

Historial

Em 7 de Dezembro de 2005, o EURid[1], a organização sem fins lucrativos escolhida pela Comissão Europeia, após concurso público, para gerir o registo de nomes de domínio, abriu as suas portas a pedidos de registo de nomes de domínio. Numa primeira fase (de 7 de Dezembro de 2005 a 7 de Fevereiro de 2006), a apresentação de pedidos de registo de nomes “.eu” esteve reservada aos detentores de marcas registadas e aos organismos públicos. Esta possibilidade foi depois alargada aos detentores de outros “direitos prioritários”, como nomes de companhias ou identificadores de empresa (entre 7 de Fevereiro e 7 de Abril de 2006). Finalmente, a partir das 11h00 de hoje, qualquer pessoa estabelecida na União Europeia pode registar um nome de domínio “.eu”.
Para mais informações sobre a forma como os pedidos de registo de um nome de domínio em “.eu” devem ser apresentados e para outras informações administrativas, consultar a página do EURid:

http://www.eurid.eu/en
Páginas Web da Comissão para o domínio .eu:

http://ec.europa.eu/information_society/policy/doteu/index_en.htm

MEMO/06/159


[1] EURid é a designação informal do consórcio sem fins lucrativos constituído por 3 Registos: DNS-BE (Bélgica), IIT CNR (Itália) e NIC SE (Suécia).


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website