Navigation path

Left navigation

Additional tools

Vítor Manuel da Silva Caldeira reeleito Presidente do Tribunal de Contas Europeu

Court of Auditors - ECA/14/5   23/01/2014

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO HR


TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU

COMUNICADO DE IMPRENSA

ECA/14/05

Luxemburgo, 23 de janeiro de 2014

Vítor Manuel da Silva Caldeira reeleito Presidente do Tribunal de Contas Europeu

Os 28 Membros do Tribunal de Contas Europeu reelegeram hoje Vítor Manuel da Silva Caldeira para um terceiro mandato de três anos como Presidente do Tribunal. O Presidente assegura a supervisão do desempenho do Tribunal e representa a instituição nas suas relações externas.

Vítor Manuel da Silva Caldeira é português e tornou‑se Membro do Tribunal de Contas Europeu em março de 2000. Foi eleito 10º Presidente da instituição em janeiro de 2008. Durante o seu primeiro mandato, dirigiu a reforma da estrutura e do processo de tomada de decisão do Tribunal, através da introdução de um sistema de câmaras. Estas reformas otimizaram a gestão do Tribunal, tornando‑o mais eficiente e apto a utilizar os seus recursos da forma mais eficaz. Durante o seu segundo mandato, liderou os auditores da UE num período em que os pareceres do Tribunal sobre a legislação financeira por adotar, bem como as suas auditorias financeiras e de resultados, assumiram uma importância ainda maior devido à crise financeira e à necessidade urgente de ajudar a assegurar a melhor gestão dos fundos da UE.

Antes de ocupar a presidência, foi decano do grupo CEAD do Tribunal, responsável pela coordenação, avaliação, fiabilidade, desenvolvimento e comunicação. Entre janeiro de 2002 e março de 2006 foi o Membro responsável pela declaração de fiabilidade, o elemento central do relatório anual do Tribunal de Contas, em que o Parlamento Europeu se baseia para o procedimento de quitação do orçamento da UE.

Antes de integrar o Tribunal, desempenhou vários cargos de destaque na administração pública portuguesa, relacionados com a auditoria e o controlo financeiro. Para um curriculum vitae pormenorizado, é favor consultar o CV http://www.eca.europa.eu/Lists/ECADocuments/CV_CALDEIRA/CV_CALDEIRA_PT.PDF.

Para mais pormenores sobre o procedimento de nomeação, ver a secção 5 das normas de execução do regulamento interno do TCE (http://www.eca.europa.eu/pt/Pages/LegalFramework.aspx).


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website