Navigation path

Left navigation

Additional tools

CES/13/33

18 de abril de 2013

Um novo rosto da Irlanda do Norte na Europa

Jane Morrice, ex-vice-presidente da Assembleia da Irlanda do Norte, foi eleita vice-presidente de um órgão que exerce funções consultivas em Bruxelas no âmbito do processo legislativo da UE – o Comité Económico e Social Europeu (CESE), composto por 344 membros dos 27 Estados‑Membros da UE. Jornalista de profissão que trabalhou para a BBC Belfast e para o European Report em Bruxelas, Jane Morrice será responsável pela comunicação durante o seu mandato de dois anos e meio.

Jane Morrice não é uma novata em assuntos europeus: chefe do gabinete da Comissão Europeia na Irlanda do Norte no início dos anos 90, integrou a Task Force da UE que ajudou a criar o primeiro Programa da UE para a Paz (Programa PEACE). Promover a UE, está ciente, é uma batalha difícil.

«Convencer as pessoas da mais-valia que representa fazer parte da União Europeia nunca foi uma tarefa fácil», afirma. «Mas depois de tudo o que aconteceu recentemente, desde resgates a crises bancárias, a tarefa tornou-se ainda mais complicada.»

«Hoje, mais do que nunca, a UE tem de se unir e as pessoas precisam de se manifestar para ajudar a moldar a nova Europa que emergirá do caos e da confusão que caracterizaram os últimos anos. O papel do CESE é precisamente contribuir para que isso aconteça».

Jane Morrice será também responsável por representar o CESE em situações de ordem vária e por presidir a algumas das reuniões plenárias mensais. Esta é uma função semelhante à que desempenhou enquanto vice-presidente da Assembleia da Irlanda do Norte, para a qual foi eleita em 1998 pela Coligação de Mulheres da Irlanda do Norte.

A nova equipa presidencial, da qual fazem também parte o presidente Henri Malosse, francês, e o vice-presidente Hans-Joachim Wilms, alemão, tomou posse em 18 de abril de 2013.

Para mais informações, contactar:

Unidade de Imprensa do CESE

Correio eletrónico: press@eesc.europa.eu

Tel.: +32 2 546 8207

_______________________________________________________________________________

O Comité Económico e Social Europeu assegura a representação dos diversos setores da vida económica e social da sociedade civil organizada. É um órgão institucional consultivo, instituído pelo Tratado de Roma em 1957. A sua função consultiva permite aos seus membros e, portanto, às organizações que representam, participar no processo de decisão da UE. O Comité é composto de 344 membros de toda a Europa nomeados pelo Conselho da União Europeia.

_______________________________________________________________________________


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website