Navigation path

Left navigation

Additional tools

Portugal: Açores recebem financiamento para energias renováveis e transporte de electricidade

European Investment Bank - BEI/13/52   29/04/2013

Other available languages: EN FR DE

COMUNICADO DE IMPRENSA

BEI/13/52

Luxemburgo, 29 de Abril de 2013

Portugal: Açores recebem financiamento para energias renováveis e transporte de electricidade

O Banco Europeu de Investimento (BEI) está a disponibilizar a primeira tranche no montante de 50 milhões de EUR (de um empréstimo total de 72,5 milhões de EUR) à Electricidade dos Açores S.A., para apoiar o programa de investimento 2011-2016 da empresa. O projecto contemplará investimentos nas áreas da energia geotérmica, do transporte e distribuição de electricidade e da produção a petróleo nas nove ilhas do arquipélago dos Açores e resultará na adição de aproximadamente 15,5 MW de capacidade de produção e na instalação de cerca de 200 componentes dos sistemas de transporte e distribuição.

O empréstimo ajudará a financiar investimentos destinados a aumentar a produção de electricidade a partir de fontes de energia renováveis ​​e a modernizar a rede de distribuição e transporte, tendo por objectivo manter a qualidade e a fiabilidade dos diferentes sistemas de abastecimento. Uma terceira componente do projecto envolverá investimentos na modernização das centrais térmicas existentes. O programa de investimentos será implementado até 2016.

O projecto contribuirá para satisfazer a procura de energia eléctrica nas ilhas dos Açores de uma forma ambientalmente sustentável utilizando os recursos naturais disponíveis, aumentará a qualidade da oferta, reduzirá as perdas do sistema e facilitará a integração da produção a partir de fontes renováveis nas nove ilhas do arquipélago.

Os investimentos apoiados por este empréstimo prosseguem os objectivos da UE e as prioridades do Banco de fomentar o desenvolvimento regional através do apoio à coesão económica e social nos Açores e da promoção de formas de energia sustentáveis, competitivas e seguras num contexto de condições macroeconómicas difíceis e escassez de fontes de financiamento alternativas. Trata-se do 8.º programa de investimento da EDA a receber o apoio do BEI, dando continuidade a uma cooperação de longa data, iniciada ainda antes da adesão de Portugal à CE.

Acerca do BEI

O Banco Europeu de Investimento é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia que tem por accionistas os Estados-Membros da UE. O BEI concede financiamentos de longo prazo a investimentos viáveis a fim de contribuir para a prossecução dos objectivos políticos da UE.

Contacto com a imprensa:

Matilde Del Valle, m.delvalle@eib.org, Tel: +352-4379-83154

Website: www.eib.org/press – Gabinete de imprensa: +352 4379 21000 – press@eib.org


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website