Navigation path

Left navigation

Additional tools

O BEI e o Banco Espirito Santo reforçam o apoio ao financiamento das PME portuguesas

European Investment Bank - BEI/13/169   24/10/2013

Other available languages: EN FR DE

COMUNICADO DE IMPRENSA

BEI/13/169

Lisboa, 24 de Outubro de 2013

O BEI e o Banco Espirito Santo reforçam o apoio ao financiamento das PME portuguesas

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Banco Espírito Santo (BES), assinaram um acordo para a concessão de financiamento no montante de 200 milhões de EUR a projetos de pequena e média dimensão promovidos essencialmente por PME e Midcaps. Portugal está presentemente a aplicar um programa de ajustamento exigente, que deve ser acompanhado de medidas de estímulo do crescimento e do emprego.

Na cerimónia de assinatura, a Vice-Presidente Magdalena Álvarez declarou, “O BEI tem especial prazer em assinar este acordo, uma vez que se trata de uma imediata demonstração do valor da Garantia de Carteira assinada com o Estado Português. Este acordo possibilitará o acesso a financiamento para Pequenas e Médias Empresas em condições favoráveis, incentivando assim o crescimento do emprego, bastante necessário no atual momento económico”.

Por seu turno, António Souto, Administrador Executivo do BES, referiu, “este instrumento reveste-se de particular importância para o BES na medida em que permite o financiamento a Pequenas e Médias Empresas, com particular destaque para as empresas inovadoras e exportadoras, dando assim continuidade à estratégia que o BES tem vindo a seguir de apoio ao tecido empresarial Português”

O presente empréstimo ilustra a continuação da cooperação frutuosa entre o BEI e o BES e vem na sequência do contrato de garantia assinado entre o BEI e a República Portuguesa para facilitar o acesso dos bancos às facilidades do BEI.

A aplicação deste acordo permite ao BES partilhar esforços com o Governo Português e com o BEI para aumentar o financiamento à economia portuguesa através do apoio às PME. O empréstimo prevê ainda a possibilidade de ser conjugado com um Instrumento de Partilha de Riscos gerido pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), em nome do BEI, em cooperação com a Comissão Europeia, a que o BES irá também aderir proximamente.

O empréstimo, mobilizado com fundos do BEI para as PME e pequenos investimentos em Midcaps, pode ainda ser utilizado para proporcionar uma base estável de fundo de maneio às PME.

A linha de financiamento BEI será principalmente utilizada para pequenos projetos nas áreas da indústria, turismo e serviços, incluindo investigação e inovação, energia e proteção ambiental. Os projetos elegíveis para financiamento ficarão localizados maioritariamente em regiões de convergência em Portugal, contribuindo também para a coesão económica e social. Este empréstimo foi concedido no âmbito da política do BEI de apoio às pequenas e médias empresas através da concessão de crédito em condições preferenciais que o BES fará beneficiar aos mutuários finais.

Contexto geral

O Banco Europeu de Investimento é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia que tem por accionistas os Estados-Membros da UE. O BEI concede financiamentos de longo prazo a investimentos viáveis, a fim de contribuir para a prossecução dos objetivos políticos da UE.

O BES é o maior banco cotado português em termos de capitalização bolsista e presta serviços bancários universais em Portugal, com especial enfoque no apoio às empresas e ao apoio no processo de internacionalização. Com presença internacional em 25 países em 4 continentes, através de sucursais, escritórios de representação ou empresas participadas, fazendo do Grupo Banco Espírito Santo o mais internacional dos grupos financeiros portugueses. O BES foi responsável pela concessão de mais de 37,6 mil milhões de EUR em crédito às empresas no final do primeiro semestre de 2013.

Contato do BEI com a imprensa

Matilde Del Valle, m.delvalle@eib.org , Tel: +352-4379-83154

Website: http://www.eib.org/press - Gabinete de imprensa: +352 4379 21000 – press@eib.org

Contato do BES com a imprensa

Paulo Tomé, paulo.tome@bes.pt, Tel: +351 213 597 141

Website: http://www.bes.pt


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website