Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE

COMUNICADO DE IMPRENSA

BEI/11/19

Lisboa, 10 de Fevereiro de 2011

BPI recebe empréstimo de 200 milhões de euros para o financiamento de PME em Portugal

O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 200 milhões de euros ao Banco BPI (BPI) para o financiamento de projectos de investimento promovidos por pequenas e médias empresas (PME). O contrato de financiamento foi assinado hoje, em Lisboa, pela Vice-Presidente do BEI, Magdalena Álvarez Arza, e pelo Presidente da Comissão Executiva do BPI, Fernando Ulrich.

A Vice-Presidente Álvarez, cujas responsabilidades abrangem as operações do Banco em Portugal e em Espanha, salientou que «o Banco apoia com grande satisfação as pequenas e médias empresas portuguesas através desta operação. A melhoria do acesso das PME ao financiamento constitui, com efeito, um dos objectivos estratégicos do Banco Europeu de Investimento, na medida em que contribuirá para estimular a actividade económica e promover a criação de emprego, de um modo especial nas regiões de convergência. Estou confiante de que esta operação, que representa mais um passo em frente na nossa excelente relação com o BPI, será muito proveitosa para a economia portuguesa.»

Nas palavras do Presidente executivo Fernando Ulrich, «a nova linha de crédito, que temos o prazer de assinar no princípio deste ano graças, uma vez mais, à cooperação extremamente profissional do BEI, constitui um instrumento importante e um incentivo à concretização do objectivo prioritário do BPI para 2011, nomeadamente o de manter o apoio continuado às pequenas e médias empresas na actual conjuntura económica que se apresenta desafiante. O Banco BPI, enquanto líder no apoio às melhores PME em Portugal, procura obter as condições financeiras mais vantajosas e adequadas, primordialmente as oferecidas pelo BEI, repercutindo‑as de forma eficiente no apoio a investimentos prioritários das PME.»

A linha de crédito destina-se a apoiar projectos de pequena dimensão, principalmente nas áreas da indústria, do turismo e dos serviços, incluindo a investigação e o desenvolvimento, a energia e a protecção ambiental. Pode também ser usada para projectos de infra-estruturas, principalmente os executados pelas autarquias locais. A maioria dos projectos situar-se-á nas regiões de convergência de Portugal. O BEI financiará até 100 % do custo total dos projectos de PME (com um limite máximo de 12,5 milhões de euros por projecto) e até 50 % para outros tipos de projectos.

O empréstimo contribuirá para reforçar a produtividade e a competitividade das PME, reduzindo o impacto da actual crise económica nessas empresas, além de promover o desenvolvimento regional e a coesão económica e social em Portugal.

O empréstimo do BEI oferece condições financeiras de primeira qualidade ao BPI que, por sua vez, as transferirá para os seus clientes.

O presente empréstimo – a 18.ª linha de crédito assinada entre os dois bancos – dá continuidade a uma cooperação frutuosa de longa data desenvolvida entre o BEI e o BPI, que se apresenta como um dos principais parceiros bancários do BEI em Portugal no apoio a projectos de pequena e média dimensão e na promoção de outros objectivos importantes das políticas da UE.

Contexto geral:

O Banco Europeu de Investimento é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia, que tem como missão promover os objectivos europeus. As operações de financiamento do BEI são estruturadas no quadro de políticas comunitárias bem definidas. O apoio às PME, sendo um objectivo da UE, constitui também uma prioridade de investimento do BEI.

O BPI é o 4.º maior grupo financeiro português com uma quota de mercado de 10 % em depósitos e crédito e superior a 15 % em activos sob gestão. É o banco líder no apoio às melhores PME em Portugal, nomeadamente no quadro de diversos programas de incentivo lançados pelo Estado português para atenuar o impacto negativo da crise económica.

Contacto com a imprensa:

EIB: Matilde del Valle Serrano, m.delvalle@eib.org, +352 437983154

Website: www.eib.org/press - Press desk: +352 4379 21000 – press@eib.org

Banco BPI: Filipa Ferreira Roquette, Filipa.Ferreira.Roquette@bancobpi.pt, +351 13213406 Website: www.bancobpi.pt


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website