Percurso de navegação

Ambiente


A UE tem algumas das normas ambientais mais exigentes do mundo, que foram desenvolvidas ao longo de décadas. A política europeia em matéria de ambiente contribui para proteger o património natural europeu, incentivar as empresas a tornar a economia da UE mais ecológica e proteger a saúde e o bem-estar dos cidadãos europeus.

Proteger o património natural

A legislação europeia em matéria de ambiente English protege o nosso património natural comum, como a água, a qualidade do ar, os habitats ou as aves.

Borboleta de uma espécie ameaçada pousando numa flor © EU

A UE tem uma estratégia específica para travar o declínio das espécies ameaçadas

A Europa está empenhada em proteger a natureza e travar o declínio das espécies e habitats ameaçados através da rede Natura 2000 English, composta por 26 000 zonas naturais protegidas que cobrem quase 20 % do seu território. Não se trata de reservas naturais, mas sim de zonas onde podem ter lugar atividades humanas sustentáveis sem ameaçar espécies e habitats raros e vulneráveis.

Uma economia ecológica e eficiente em termos de recursos

No futuro, os países com melhores resultados económicos serão os que utilizam de forma mais eficaz recursos naturais escassos, como a água, os minerais, os metais ou a madeira. A política ambiental europeia visa criar condições que incentivem as pessoas e as empresas a utilizar os recursos com mais moderação durante todo o seu ciclo de vida. As medidas ambientais têm por objetivo:

  • ajudar as pessoas e as empresas a compreender o verdadeiro valor dos recursos naturais
  • reduzir o impacto ambiental da produção e do consumo, especialmente nos domínios da alimentação, da habitação e dos transportes
  • assegurar a gestão dos resíduos enquanto recursos
  • evitar ou reduzir a procura excessiva de recursos hídricos na UE
Mulher bebendo água de uma fonte © Bilderbox

A água potável faz parte de um ambiente de qualidade

Proteger a saúde e o bem-estar das pessoas

Os problemas ligados à água, à poluição atmosférica e aos produtos químicos são uma das grandes preocupações dos cidadãos no que respeita ao ambiente. Para os proteger das pressões exercidas sobre o ambiente e dos riscos que ameaçam a sua saúde e bem-estar, a UE adotou medidas com vista a:

  • garantir a segurança da água destinada ao consumo humano e das águas balneares
  • melhorar a qualidade do ar e reduzir a poluição sonora
  • reduzir ou eliminar os efeitos das substâncias químicas nocivas.

Desafios a nível mundial

O crescimento demográfico e da população urbana coloca problemas ambientais cada vez mais prementes a nível mundial. Serão necessárias mais medidas para assegurar a qualidade do ar, da água e dos oceanos e uma utilização sustentável do solo e dos ecossistemas, bem como para limitar as alterações climáticas a níveis possíveis de gerir. A UE desempenha um papel crucial nos esforços internacionais para encontrar soluções que garantam um desenvolvimento sustentável a nível mundial.

A política ambiental da UE é norteada pelo seu Programa de Ação em matéria de AmbienteEnglish. Cabe às instituições da UE e aos governos dos países membros velar pela execução deste programa e garantir que os seus objetivos sejam alcançados até 2020. 

Topo

Ambiente

Publicado em janeiro de 2013

Esta brochura faz parte da coleção «Compreender melhor a UE»


Topo



Esteja ligado

Facebook

  • Comissão Europeia - AmbienteEnglish (en)
  • Programa LIFE English (en)

Twitter

  • Programa LIFE English (en)

Topo

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Domínios de intervenção relacionados

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?