Ensino, formação e juventude


Os sistemas de educação e formação são da competência dos países da UE, mas a UE intervém para os ajudar a estabelecer objetivos comuns e a partilhar boas práticas.

O novo programa Erasmus+ foi concebido para lutar contra o desemprego jovem, melhorando as competências e a empregabilidade dos mais novos.

Oportunidades para os jovens

A estratégia europeia para a juventude Deutsch (de) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) promove a igualdade de oportunidades para os jovens em termos de educação e emprego e incentiva-os a participar ativamente na sociedade.

Programa Erasmus+: educação, formação, juventude e desporto

  • Orçamento total – 14 700 milhões de euros (um aumento de 40% em relação ao anterior período de financiamento que terminou em 2013)
  • O programa ajudará mais de quatro milhões de pessoas (principalmente jovens) a estudar, a adquirir experiência de trabalho ou a fazer voluntariado no estrangeiro
  • Também ajudará mais de 125 000 organizações a cooperar com organizações homólogas no estrangeiro para inovar e modernizar as práticas de ensino e do trabalho com a juventude

Europass: um currículo normalizado

O Europass é um conjunto de documentos que servem para apresentar as qualificações e competências num formato normalizado a nível europeu, permitindo aos empregadores perceber qualificações obtidas noutros países e ajudando os trabalhadores a candidatar-se a empregos no estrangeiro.

Qualificações: comparabilidade e reconhecimento

O quadro europeu de qualificações English torna mais fácil comparar as diferentes qualificações nacionais, remetendo para um quadro de referência comum que inclui os vários diplomas e níveis de estudo. O objetivo é ajudar os europeus que pretendem estudar ou trabalhar noutro país da UE.

Ensino e formação profissionais

No âmbito do Processo de Copenhaga, os países europeus (nomeadamente, os países da UE) e as organizações sindicais e patronais cooperam para melhorar a formação e o ensino profissionais. Desta cooperação resultaram o sistema europeu de créditos e a rede de garantia da qualidade English, que ajudam as pessoas a ir trabalhar e estudar para o estrangeiro.

Ensino superior

O Processo de Bolonha e o lançamento do Espaço Europeu do Ensino Superior English visam facilitar a passagem de um sistema de ensino para outro na Europa mediante a promoção do reconhecimento mútuo de períodos de estudo, de qualificações comparáveis e de normas de qualidade uniformes.

Inovação e espírito empresarial

Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT)

A missão principal do EIT English é reunir os melhores estabelecimentos de ensino superior, centros de investigação e empresas da Europa para dar resposta a problemas de sociedade importantes.

Investigação: programa Marie Skłodowska-Curie

O programa Marie Skłodowska-Curie apoia a formação e o desenvolvimento profissional de investigadores de todas as disciplinas científicas, ajudando-os a estudar e a trabalhar em diferentes países e setores.

Topo

Educação, formação, juventude e desporto

Manuscrito atualizado em novembro de 2014

Esta brochura faz parte da coleção «Compreender melhor a UE»


Topo



Esteja ligado

Facebook

  • Fundação Europeia para a FormaçãoEnglish (en)
  • Apoio às oportunidades de educação e formação avançadas na Europa Oriental e no CáucasoEnglish (en)
  • Rede EurydiceEnglish (en)
  • Erasmus +English (en)

Topo

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Domínios de intervenção relacionados

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?