RSS
Índice remissivo

We are migrating the content of this website during the first semester of 2014 into the new EUR-Lex web-portal. We apologise if some content is out of date before the migration. We will publish all updates and corrections in the new version of the portal.

Do you have any questions? Contact us.


Serviços financeiros: quadro geral

Mercado interno

A integração dos mercados financeiros permite uma concessão mais eficaz dos capitais e um melhoramento do desempenho económico a longo prazo. A União Europeia estabeleceu um quadro legislativo que se destina a reforçar o setor dos serviços financeiros, em especial para melhorar o desempenho dos operadores financeiros e aumentar a liquidez, a concorrência e a estabilidade financeira.
A política europeia de serviços financeiros, à semelhança da livre circulação de capitais, deve tratar de problemas ligados à simplificação e segurança das atividades. Tais problemas prendem-se especialmente com o caráter transfronteiriço destas atividades, mas também com o desenvolvimento maciço dos serviços ligados às novas tecnologias.
A política de serviços financeiros compreende três setores principais: o sistema bancário, os seguros e os valores mobiliários. Para além da regulamentação destinada aos operadores e aos investidores (bancos, seguros, valores mobiliários), a União tenciona igualmente proteger melhor os consumidores em domínios específicos, nomeadamente o dos serviços financeiros a retalho.

Advertência jurídica | Sobre este sítio | Pesquisa | Contacto | Topo da página