RSS
Índice remissivo
Esta página está disponível em 11 idiomas

We are migrating the content of this website during the first semester of 2014 into the new EUR-Lex web-portal. We apologise if some content is out of date before the migration. We will publish all updates and corrections in the new version of the portal.

Do you have any questions? Contact us.


Notificação das medidas nacionais que derrogam o princípio da livre circulação de mercadorias

Arquivos

A transparência das medidas nacionais que impedem a livre circulação de determinados produtos facilita o tratamento dos problemas que põem em causa o princípio da livre circulação de mercadorias. A decisão que abaixo se refere instaura um procedimento segundo o qual os Estados-Membros devem notificar à Comissão as medidas nacionais que derrogam este princípio. Tal procedimento contribui para resolver de forma satisfatória para as empresas e os consumidores os problemas ligados ao funcionamento do mercado interno.

ACTO

Decisão n.° 3052/95/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de Dezembro de 1995, que estabelece um procedimento de informação mútua relativo a medidas nacionais que derrogam o princípio da livre circulação de mercadorias na Comunidade.

SÍNTESE

A Decisão n.º 3052/95/CE instaura um sistema de informação mútua entre os Estados-Membros e a Comissão. Este sistema incide sobre as medidas nacionais que derrogam o princípio da livre circulação de mercadorias na Comunidade nos sectores não harmonizados.

Âmbito de aplicação

O sistema de informação implica a notificação das medidas nacionais que impedem a livre circulação ou a colocação no mercado de determinado modelo ou tipo de produto legalmente fabricado, comercializado ou colocado em livre prática noutro Estado-Membro, sempre que essas medidas tenham por efeito directo ou indirecto uma proibição geral, uma recusa de autorização de colocação no mercado, a alteração do modelo ou tipo do produto em causa, tendo em vista a sua colocação ou manutenção no mercado, ou a retirada do mercado.

Isenções e derrogações

O sistema de informação não é aplicável a:

  • Medidas tomadas exclusivamente em aplicação de disposições comunitárias de harmonização.
  • Medidas notificadas à Comissão por força de disposições específicas.
  • Medidas que tenham sido notificadas à Comissão na fase de projecto por força de disposições comunitárias específicas.
  • Medidas que, como as medidas cautelares ou de instrução, tenham por único objectivo permitir o estabelecimento da medida principal que impede a livre circulação ou a colocação no mercado de um determinado modelo ou de um determinado tipo de produto legalmente fabricado, comercializado ou colocado em livre prática noutro Estado-Membro.
  • Medidas relativas exclusivamente à protecção da moral pública ou da ordem pública.
  • Medidas relativas a bens em segunda mão que o tempo ou o uso tenham tornado impróprios para colocação ou manutenção no mercado.

Contexto

A Decisão n.º 3052/95/CE é revogada e substituída pelo Regulamento n.°764/2008 que estabelece procedimentos para a aplicação de certas regras técnicas nacionais a produtos legalmente comercializados noutro Estado-Membro, a partir de 13 de Maio de 2009.

REFERÊNCIAS

Acto Entrada em vigor Prazo de transposição nos Estados-Membros Jornal Oficial
Decisão n.° 3052/95/CE [adopção: co-decisão COD/1993/0489] 30.12.1995 01.01.1997 JO L 321 de 30.12.1995

ACTOS RELACIONADOS

Relatório da Comissão ao Conselho, ao Parlamento Europeu e ao Comité Económico e Social Europeu, de 7 de Abril de 2000, relativo à aplicação da Decisão n.º 3052/95/CE em 1997 e 1998 [COM(2000) 194 final – Não publicado no Jornal Oficial].

O relatório avalia o funcionamento da decisão em 1997 e 1998. Faz depois um balanço da sua aplicação pelos Estados-Membros e a Comissão durante os dois primeiros anos de implementação para dele tirar diversas conclusões.

Última modificação: 27.11.2008

Veja também

Para mais informações consultar o sítio da DG Empresas e Indústria da Comissão Europeia.

Advertência jurídica | Sobre este sítio | Pesquisa | Contacto | Topo da página