RSS
Índice remissivo
Esta página está disponível em 15 idiomas
Novos idiomas disponíveis:  CS - HU - PL - RO

We are migrating the content of this website during the first semester of 2014 into the new EUR-Lex web-portal. We apologise if some content is out of date before the migration. We will publish all updates and corrections in the new version of the portal.

Do you have any questions? Contact us.


Emissões de poluentes provenientes de motores diesel e dos motores a gás (até 2013)

A harmonização das prescrições técnicas relativas às emissões de poluentes dos motores diesel * e dos motores a gás * concorre para a acção da União Europeia (UE) em prol da melhoria da qualidade do ar.

ACTO

Directiva 2005/55/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 28 de Setembro de 2005, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes às medidas a tomar contra a emissão de gases e partículas poluentes provenientes dos motores de ignição por compressão utilizados em veículos e a emissão de gases poluentes provenientes dos motores de ignição comandada alimentados a gás natural ou a gás de petróleo liquefeito utilizados em veículos [Ver actos modificativos]

SÍNTESE

A Directiva 2005/55/CE enuncia os valores-limite das emissões de gases e partículas poluentes e da opacidade dos fumos de escape, de cujo cumprimento depende a homologação dos motores diesel * e dos motores a gás *, assim como dos veículos equipados com esses motores. Concorre, deste modo, para o objectivo comunitário de melhoria da qualidade do ar, em proveito da protecção do ambiente e da saúde pública.

Emissões de gases e de partículas poluentes, opacidade dos fumos

Numa primeira fase, os valores-limite enunciados na linha B1 dos quadros do ponto 6.2.1 do anexo I da directiva aplicam-se a todos os novos modelos de veículos e tipos de motores a partir de 1 de Outubro de 2005 e ao conjunto dos veículos e motores novos a partir de 1 de Outubro de 2006.

Numa segunda fase, os valores-limite enunciados na linha B2 dos mesmos quadros aplicam-se a todos os novos modelos de veículos e tipos de motores a partir de 1 de Outubro de 2008 e ao conjunto dos veículos e motores novos a partir de 1 de Outubro de 2009.

Durabilidade ustentabilidade dos sistemas de controlo de emissões

Os fabricantes de automóveis devem também garantir que os motores diesel e os motores a gás considerados conformes às normas enunciadas pela Directiva 2005/55/CE aquando da sua homologação respeitam essas normas durante a vida normal do veículo em condições normais de utilização.

Sistemas de diagnóstico a bordo

Os motores diesel e os motores a gás, bem como os veículos equipados com esses motores devem igualmente estar equipados com um sistema de diagnóstico a bordo (OBD - on-board diagnostic system) que assinale imediatamente a existência de qualquer desfunção ou anomalia do sistema de controlo de emissões do motor logo que os valores-limite sejam ultrapassados.

Incentivos fiscais

Os Estados-Membros podem acelerar, por meio de incentivos fiscais, a colocação no mercado de veículos que cumpram os requisitos da presente directiva, desde que esses incentivos não gerem distorções ao mercado interno.

Âmbito de aplicação

A directiva aplica-se às emissões de poluentes dos automóveis particulares (categoria M, com excepção dos veículos da categoria M1 de menos de 3,5 toneladas) e dos veículos utilitários (categoria N) equipados com motores diesel ou com motores a gás.

Contexto

Para maior clareza, no que diz respeito à introdução de novos valores-limite de emissão de poluentes, a Directiva 2005/55/CE revoga e substitui a Directiva 88/77CEE. A presente directiva inscreve-se no âmbito do procedimento de homologação CE.

Palavras-chave do acto
  • Motor diesel: um motor que funciona de acordo com o princípio da ignição por compressão.
  • Motor a gás: um motor que é alimentado a gás natural (GN) ou gás de petróleo liquefeito (GPL).

REFERÊNCIAS

Acto Entrada em vigor Prazo de transposição nos Estados-Membros Jornal Oficial
Directiva 2005/55/CE

9.11.2005

8.11.2006

JO L 275 de 20.10.2005.

Acto(s) modificativo(s) Entrada em vigor Prazo de transposição nos Estados-Membros Jornal Oficial
Directiva 2005/78/CE

19.12.2005

8.11.2006

JO L 313 de 29.11.2005.

Directiva 2006/51/CE

10.6.2006

8.11.2006

JO L 152 de 7.6.2006.

Última modificação: 06.05.2007
Advertência jurídica | Sobre este sítio | Pesquisa | Contacto | Topo da página