RSS
Índice remissivo

Glossário

Investigação e desenvolvimento

No centro da estratégia de Lisboa, que se destina a reforçar o emprego e o crescimento na Europa, a política de investigação e de desenvolvimento constitui uma das prioridades da União Europeia. Em conjunto com a educação e a inovação, a investigação forma o «triângulo do conhecimento» que deve permitir à Europa preservar o seu dinamismo económico e o seu modelo social. O sétimo programa-quadro de investigação (2007-2013) tem por objectivo reforçar o Espaço Europeu da Investigação e incentivar os investimentos nacionais para atingir o objectivo de 3% do PIB.

Além disso, a criação de um Instituto Europeu de Tecnologia em 2009 deverá permitir à excelência europeia assumir a sua plena dimensão.

A coordenação das iniciativas em matéria de investigação e desenvolvimento na União baseia-se em diferentes instrumentos:

  • Os programas-quadro de investigação e desenvolvimento tecnológico. Criados em 1984, estes programas plurianuais compreendem programas mais específicos dedicados a domínios tão diversos quanto as tecnologias da informação e da comunicação, o ambiente, a biotecnologia, a energia (incluindo nuclear), os transportes ou a mobilidade dos investigadores. O sétimo programa-quadro (2007-2013) dispõe do orçamento mais elevado desde a criação da Europa da investigação. Responde às necessidades da indústria e das políticas europeias para pôr o conhecimento ao serviço do dinamismo económico e do progresso social e ambiental.
  • O Centro Comum de Investigação (JRC), o órgão de investigação que apoia a acção da União. O JRC é constituído por oito institutos de investigação repartidos pela União Europeia, que respondem às necessidades específicas das diferentes políticas da Comissão Europeia. As actividades deste centro encontram-se muito desenvolvidas no domínio da energia nuclear (nomeadamente de segurança) e têm vindo a diversificar-se no sector dos materiais, do ambiente, do risco industrial e dos satélites. O seu financiamento é assegurado pelos programas-quadro de investigação da UE e por recursos próprios procedentes de contratos comerciais.

A política europeia em matéria de investigação e desenvolvimento baseia-se nas disposições previstas nos tratados fundadores (EURATOM e título XIX do Tratado sobre o Funcionamento da UE).

Ver:

Advertência jurídica | Sobre este sítio | Pesquisa | Contacto | Topo da página