RSS
Índice remissivo

Glossário

Galileu

A designação «Galileu» refere-se ao sistema europeu de navegação por satélite que tem sido desenvolvido pela União Europeia e a Agência Espacial Europeia (ESA) desde 2002. Este sistema deverá estar operacional a partir de 2013. O sistema Galileu tem por objectivo garantir a fluidez, eficácia e segurança dos transportes na Europa. Poderá servir igualmente outros sectores de actividade, graças às suas múltiplas aplicações.

O sistema europeu de navegação por satélite permitirá reforçar a identidade científica europeia e desenvolver a independência da União no domínio estratégico da localização via satélite. Constitui, portanto, uma verdadeira alternativa ao surgimento de um monopólio em benefício do sistema GPS americano. No entanto, o sistema Galileu será compatível quer com o sistema GPS quer com o sistema russo de radionavegação Glonass.

Permitirá aos utilizadores equipados com um receptor ficar a conhecer com grande precisão a sua localização em tempo real. O programa é composto pelos 30 satélites colocados em órbita desde 2006 e por estações terrestres que permitirão retransmitir os sinais para os utilizadores.

Entre os diferentes sectores susceptíveis de beneficiar das aplicações do programa Galileu, salientam-se em particular: os serviços sociais (ajuda às pessoas com deficiência e pessoas idosas), a justiça e as alfândegas (controlos fronteiriços), as operações de salvamento (orientação no mar e na montanha) e a agricultura (gestão das grandes superfícies agrícolas).

Ver:

Advertência jurídica | Sobre este sítio | Pesquisa | Contacto | Topo da página