RSS
Índice remissivo

Glossário

Serviço Europeu para a Acção Externa

Com o Tratado de Lisboa, a Política Externa e de Segurança Comum passa agora a ser da competência do Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança. É assistido no desempenho das suas funções por um Serviço Europeu para a Acção Externa, incumbido de o ajudar a assegurar a coordenação das acções externas da UE, a preparar as propostas de acções ou de posições e a aplicá-las após a sua aprovação pelo Conselho. Apoia também o Presidente do Conselho Europeu, o Presidente do Conselho e os membros da Comissão em todos os domínios das relações externas.

O Serviço Europeu para a Acção Externa é composto por membros dos serviços competentes do Secretariado-Geral do Conselho, da Comissão Europeia e dos serviços diplomáticos dos Estados-Membros.

Encontram-se também integradas no Serviço Europeu para a Acção Externa as delegações da UE e as estruturas de gestão de crises existentes no Secretariado-Geral do Conselho, tais como a Direcção da Gestão de Crises e Planeamento (DGCP), a Capacidade Civil de Planeamento e Condução (CCPC) e o Estado-Maior da União Europeia (EMUE).

Ver:

Advertência jurídica | Sobre este sítio | Pesquisa | Contacto | Topo da página