EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Sociedade civil organizada

A sociedade civil designa todas as formas de ação social levadas a cabo por indivíduos ou grupos que não emanam do Estado nem são por ele determinadas.

Uma sociedade civil organizada é uma estrutura organizativa cujos membros servem o interesse geral através de um processo democrático, atuando como intermediários entre os poderes públicos e os cidadãos.

O artigo 15.o do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia reconhece o papel da sociedade civil na boa governação da União Europeia (UE). O artigo 11.o do Tratado da União Europeia salienta a necessidade de a UE manter um diálogo aberto, transparente e regular com as organizações da sociedade civil, nomeadamente, durante a preparação das propostas legislativas da UE.

São exemplos destas organizações:

  • os parceiros sociais (sindicatos e grupos de empregadores);
  • as organizações não governamentais (por exemplo, de proteção do ambiente e defesa do consumidor);
  • as organizações de base (por exemplo, associações de jovens e de famílias).

O Comité Económico e Social Europeu representa organizações de trabalhadores e empregadores à escala da UE e desempenha um papel vital no processo legislativo da UE. São estabelecidos comités de diálogo social setorial para intensificar o envolvimento dos parceiros sociais no processo de decisão.

A Comissão Europeia envolve regularmente organizações não governamentais através de iniciativas, como o diálogo com os intervenientes da UE ou o programa «Progress».

VER TAMBÉM

Top