RSS
Índice remissivo

We are migrating the content of this website during the first semester of 2014 into the new EUR-Lex web-portal. We apologise if some content is out of date before the migration. We will publish all updates and corrections in the new version of the portal.

Do you have any questions? Contact us.


Energia nuclear

Energia

As centrais nucleares produzem atualmente cerca de um terço da eletricidade e 15 % da energia consumida na União Europeia (UE). Este setor representa uma fonte de energia de baixo teor de carbono que tem custos relativamente estáveis, o que o torna interessante do ponto de vista da segurança do abastecimento e da luta contra as alterações climáticas. Compete, contudo, a cada Estado-Membro escolher se deseja recorrer ou não à energia nuclear.
A Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom) criou, em 1957, as condições de desenvolvimento da energia nuclear na Europa. A sua missão compreendia nomeadamente o desenvolvimento da cooperação no domínio da investigação, a proteção das populações graças ao estabelecimento de critérios de segurança uniformes, o abastecimento suficiente e equitativo em minérios e combustíveis nucleares, o controlo do uso pacífico das matérias nucleares e a cooperação com outros países e organizações internacionais.
Em especial, há medidas específicas adotadas à escala da UE que se destinam a assegurar a proteção da saúde das pessoas que trabalham neste setor, bem como das populações, e a proteger o ambiente no que diz respeito aos riscos associados à utilização do combustível nuclear e aos resíduos que daí resultam.

Advertência jurídica | Sobre este sítio | Pesquisa | Contacto | Topo da página