RSS
Índice remissivo
Esta página está disponível em 15 idiomas
Novos idiomas disponíveis:  CS - HU - PL - RO

We are migrating the content of this website during the first semester of 2014 into the new EUR-Lex web-portal. We apologise if some content is out of date before the migration. We will publish all updates and corrections in the new version of the portal.

Do you have any questions? Contact us.


Programa de aprendizagem mútua no domínio do emprego

O programa de aprendizagem mútua incentiva os Estados-Membros a partilharem as suas experiências e boas práticas no domínio da política de emprego.

O programa tem como objectivo melhorar e desenvolver a cooperação entre os Estados-Membros, a nível nacional, regional e local. As acções de cooperação são levadas a cabo nos domínios-chave da Estratégia Europeia de Emprego (EEE), que é parte integrante da Estratégia Europa 2020.

Assim, o programa contribui para os objectivos que devem ser alcançados pela União Europeia (UE) antes de 2020 em matéria de emprego e inclusão social, de modo a que:

  • 75 % das pessoas entre os 20 e os 64 anos tenham emprego;
  • a taxa de abandono escolar seja inferior a 10 % e que 40 % dos jovens tenham um diploma de ensino superior;
  • o número de pessoas em risco de pobreza seja reduzido em 20 milhões.

De igual modo, o programa de aprendizagem mútua participa na consecução dos objectivos gerais do Método Aberto de Coordenação (MAC), com vista à convergência das políticas de emprego.

Aplicação do programa

O programa prevê três tipos de acção:

  • seminários temáticos sobre as prioridades das políticas de emprego, durante os quais os decisores políticos, parceiros sociais e outros actores envolvidos podem debater a aplicação da Estratégia Europa 2020;
  • reuniões de “avaliação interpares”, reunindo representantes dos governos nacionais e peritos independentes em torno de questões políticas específicas para facilitar a transferência das boas práticas entre os Estados-Membros;
  • actividades de acompanhamento e divulgação dos resultados das acções junto de um maior número de actores envolvidos a nível nacional.

O programa está aberto à participação dos Estados-Membros da UE, aos países candidatos à adesão e aos países do Espaço Económico Europeu (EEE).

Financiamento

O Programa Progress para o Emprego e a Solidariedade financia as actividades de aprendizagem mútua. Este programa apoia, nomeadamente, a cooperação dos Estados-Membros da UE em matéria de política e abordagens inovadoras no domínio do emprego.

Contexto

O programa de aprendizagem mútua voltou a ser lançado em 2004 na sequência das conclusões do Grupo de Missão Europeu para o Emprego (DE) (EN) (ES) (FR), que realçavam a importância do intercâmbio de boas práticas no domínio do emprego.

Última modificação: 30.06.2011
Advertência jurídica | Sobre este sítio | Pesquisa | Contacto | Topo da página