RSS
Índice remissivo
Esta página está disponível em 22 idiomas
Novos idiomas disponíveis:  BG - CS - ET - LV - LT - HU - MT - PL - RO - SK - SL

We are migrating the content of this website during the first semester of 2014 into the new EUR-Lex web-portal. We apologise if some content is out of date before the migration. We will publish all updates and corrections in the new version of the portal.

Do you have any questions? Contact us.


Eurydice

A rede Eurydice é o instrumento principal de informação sobre as estruturas, os sistemas e os progressos nacionais e europeus no domínio da educação. Tem por objetivo melhorar a cooperação europeia no domínio da aprendizagem ao longo da vida.

ATO

Resolução dos Conselho e dos Ministros da Educação reunidos no seio do Conselho, de 6 de dezembro de 1990, relativa à rede Eurydice de informação sobre a educação na Comunidade Europeia [Jornal Oficial C 329 de 31.12.1990].

SÍNTESE

A missão da rede Eurydice (FR) é fornecer aos responsáveis pelos sistemas de ensino e pelas políticas educativas na Europa análises e informações a nível europeu, a fim de os ajudar no processo de tomada de decisão.

A rede Eurydice dedica-se, principalmente, à forma como a educação na Europa está estruturada e organizada a todos os níveis. A rede fornece uma vasta fonte de informação, nomeadamente:

  • descrições pormenorizadas e sínteses dos sistemas educativos nacionais;
  • estudos temáticos comparativos sobre assuntos específicos de interesse europeu;
  • indicadores e estatísticas;
  • um conjunto de factos e números relativos à educação, tais como calendários escolares e académicos, comparações de salários de professores e de diretores de escola e comparações do período educativo.

Organização

A rede Eurydice apoia e facilita a cooperação europeia no domínio da educação e formação ao longo da vida, facultando informações sobre os sistemas educativos europeus, bem como uma análise desses sistemas e das políticas adotadas sobre esta matéria.

É constituída por 37 unidades nacionais sedeadas nos 33 países que participam no programa da União Europeia (UE) no domínio da educação e formação ao longo da vida (os Estados-Membros da UE, os países da EFTA, a Croácia e a Turquia). É coordenada e gerida pela «Agência Executiva para a Educação, o Audiovisual e a Cultura» da UE, situada em Bruxelas.

Desde 1980, a rede Eurydice é um dos mecanismos estratégicos criados pela Comissão Europeia e pelos Estados-Membros para apoiar a cooperação europeia no domínio da educação. Desde 2007, a Eurydice constitui uma parte integrante do programa de ação europeu em matéria de educação e formação ao longo da vida.

Cooperação com outros parceiros

A Eurydice coopera estreitamente com várias organizações europeias e internacionais.

Desde 1995, os relatórios Números-chave são publicados com base numa parceria entre a Eurydice e o Eurostat (FR) (Serviço de Estatística das Comunidades Europeias). A Eurydice colabora com o Eurostat na atualização e renovação periódica desta vasta gama de indicadores. Desde 2005, o Centro de investigação sobre Aprendizagem ao Longo da Vida (CRELL) é igualmente um parceiro importante no domínio dos indicadores.

Na sequência da associação cada vez mais estreita entre a educação e a formação, a Eurydice trabalha em estreita colaboração com o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop) e com a Fundação Europeia para a Formação (ETF), no que respeita à Turquia e aos países dos Balcãs.

A Eurydice coopera igualmente com a Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação em Necessidades Educativas Especiais.

Por último, a unidade europeia da Eurydice apoia a Comissão no seu trabalho com organizações internacionais, como o Conselho da Europa, a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) e a UNESCO.

Última modificação: 13.09.2011
Advertência jurídica | Sobre este sítio | Pesquisa | Contacto | Topo da página