RSS
Índice remissivo
Esta página está disponível em 11 idiomas

We are migrating the content of this website during the first semester of 2014 into the new EUR-Lex web-portal. We apologise if some content is out of date before the migration. We will publish all updates and corrections in the new version of the portal.

Do you have any questions? Contact us.


Adesão da Eslovénia ao euro (2007)

O Conselho da União Europeia constata que a Eslovénia cumpre as condições necessárias para a adopção do euro a partir de 1 de Janeiro de 2007. Dos dez Estados-Membros que aderiram à UE em 1 de Maio de 2004, a Eslovénia é o primeiro a introduzir a moeda única.

ACTO

Decisão 2006/495/CE do Conselho, de 11 de Julho de 2006, nos termos do nº 2 do artigo 122º do Tratado, relativa à adopção da moeda única pela Eslovénia em 1 de Janeiro de 2007 [Jornal Oficial L 195 de 15.7.2006].

SÍNTESE

Por esta decisão, o Conselho permite a introdução do euro na Eslovénia em 1 de Janeiro de 2007. O Conselho constata que o país preenche as condições necessárias para a adopção do euro, nomeadamente os critérios de convergência.

Preencher os critérios de convergência

Em 2 de Março de 2006, a Eslovénia apresentou um pedido formal de avaliação da convergência. A Comissão Europeia concluiu que:

  • A legislação nacional da Eslovénia, incluindo os estatutos do banco central nacional, é compatível com os artigos 108º e 109º do Tratado que institui a Comunidade Europeia e com os Estatutos do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC).
  • A taxa média de inflação na Eslovénia no período de um ano com termo em Março de 2006 situou-se em 2,3 %, o que é inferior ao valor de referência, sendo provável que essa situação se mantenha nos próximos meses.
  • A Eslovénia não é objecto de qualquer decisão do Conselho relativa à existência de um défice orçamental excessivo.
  • O país participa desde 28 de Junho de 2004 no mecanismo de taxas de câmbio europeu (MTC II) e o tólar esloveno não sofreu tensões graves.
  • A taxa de juro de longo prazo da Eslovénia foi, em média, de 3,8 %, o que é inferior ao valor de referência.

A Comissão Europeia constata que a Eslovénia alcançou um elevado grau de convergência sustentável relativamente aos critérios de convergência. O país preenche as condições necessárias para a adopção da moeda única.

Adoptar a moeda única

O Conselho, deliberando por maioria qualificada, constata com a presente decisão que a Eslovénia preenche as condições necessárias para a adopção do euro. A derrogação concedida à Eslovénia nos termos do artigo 4º [EN, pdf ] do Acto de Adesão de 2003 é revogada com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2007. Os Estados-Membros são os destinatários da decisão.

REFERÊNCIAS

ActoEntrada em vigor - Data do termo de vigênciaPrazo de transposição nos Estados-MembrosJornal Oficial
Decisão 2006/495/CE15.7.2006-JO L 195 de 15.7.2006
Última modificação: 01.06.2007

Veja também

Para informações complementares, consultar os seguintes sítios Internet:

  • Faces nacionais das moedas de euro eslovenas (sítio Internet do Banco Central Europeu).
  • Introdução bem sucedida do euro na Eslovénia (castellanodeutschenglishfrançais).
  • Opiniões públicas: introducão do euro na Eslovénia e nos novos Estados-Membros (EN).
  • Comissão Europeia, Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros: o euro.
Advertência jurídica | Sobre este sítio | Pesquisa | Contacto | Topo da página