RSS
Índice remissivo
Esta página está disponível em 15 idiomas
Novos idiomas disponíveis:  CS - HU - PL - RO

We are migrating the content of this website during the first semester of 2014 into the new EUR-Lex web-portal. We apologise if some content is out of date before the migration. We will publish all updates and corrections in the new version of the portal.

Do you have any questions? Contact us.


Segurança dos hotéis já existentes contra os riscos de incêndio

A presente recomendação tem por objectivo definir um nível mínimo de segurança contra os riscos de incêndio para o conjunto dos hotéis situados nos Estados-Membros.

ACTO

Recomendação 86/666/CEE do Conselho, de 22 de Dezembro de 1986, relativa à segurança dos hotéis existentes contra os riscos de incêndio [Jornal Oficial L 384 de 31.12.1986].

SÍNTESE

Recomenda-se aos Estados-Membros que assegurem que os hotéis existentes sejam submetidos a disposições baseadas nos princípios enunciados na recomendação, nomeadamente:

  • existência de vias de evacuação seguras, desobstruídas e claramente indicadas;
  • garantia da estabilidade do edifício pelo menos durante o tempo necessário para permitir a saída dos ocupantes, sãos e salvos;
  • conservação em bom estado de funcionamento de sistemas de alarme apropriados;
  • o pessoal deve receber instruções e formação adequada.

O anexo da recomendação contém as linhas directrizes técnicas relativas, nomeadamente, às características de construção dos hotéis.

É recomendada aos Estados-Membros a inspecção periódica dos hotéis.

Os Estados-Membros devem informar a Comissão de todas as medidas nacionais destinadas a assegurar o cumprimento por parte dos hotéis das exigências enunciadas na recomendação e igualmente de todas medidas que prevêem vir a adoptar nos próximos cinco anos.

ActoEntrada em vigorPrazo de transposição nos Estados-MembrosJornal Oficial

Recomendação 86/666/CEE

-

-

JO L 384 de 31.12.1986

ACTOS RELACIONADOS

Relatório da Comissão sobre a aplicação da Recomendação do Conselho de 22 de Dezembro de 1986, relativa à segurança dos hotéis existentes contra os riscos de incêndio (86/666/CEE) [COM(2001) 348 final - Não publicado no Jornal Oficial].
Em 27 de Junho de 2001, a Comissão apresentou um relatório sobre a aplicação da Recomendação do Conselho de 22 de Dezembro de 1986 tendo por objecto a segurança dos hotéis contra os riscos de incêndio. A Comissão constata que o impacto desta recomendação nos diferentes Estados-Membros depende do nível de protecção pré-existente e da transposição para a legislação nacional. As linhas directrizes técnicas da recomendação, ou critérios mínimos, encontram-se já incluídos ou mesmo ultrapassados, nas legislações nacionais. Em determinados Estados-Membros a aplicação foi meramente parcial, limitando-se à construção de novos hotéis ou à execução de trabalhos.

Resolução do Conselho, de 04.05.1997, relativa à segurança dos hotéis existentes contra os riscos de incêndio [Jornal Oficial C 205 de 25.07.1994].

Última modificação: 22.12.2006

Veja também

  • Para mais informações consultar o sítio Web da Direcção-Geral da Saúde e da Defesa do Consumidor (DE) (EN) (FR)
Advertência jurídica | Sobre este sítio | Pesquisa | Contacto | Topo da página