RSS
Índice remissivo
Esta página está disponível em 15 idiomas
Novos idiomas disponíveis:  CS - HU - PL - RO

We are migrating the content of this website during the first semester of 2014 into the new EUR-Lex web-portal. We apologise if some content is out of date before the migration. We will publish all updates and corrections in the new version of the portal.

Do you have any questions? Contact us.


Rede dos Centros Europeus de Consumidores

A Rede de Centros Europeus de Consumidores (CEC) (DE) (EN) (FR) tem os seguintes objectivos, orientados para os consumidores:

  • Prestar informação tendo em vista permitir aos consumidores adquirir bens e serviços no mercado interno em pleno conhecimento dos seus direitos e deveres.
  • Responder aos pedidos directos de informação por parte dos consumidores ou de outras partes.
  • Ajudar e apoiar os consumidores nos seus contactos com o comerciante aquando de uma queixa.
  • Ajudar, se necessário, os consumidores em caso de litígio.

Todos os Estados-Membros dispõem de um ponto de contacto nacional da rede CEC. De igual modo, a Islândia e a Noruega, que fazem parte do Espaço Económico Europeu dispõem de um contacto nacional.

Funcionamento

O orçamento do CEC está previsto ao abrigo do Programa de acção comunitária no domínio da política dos consumidores. Um dos objectivos desse programa é auxiliar a cooperação dos Estados-Membros no que respeita a informação, consultoria e espécies de recursos em matéria de protecção dos consumidores.

Colaboração com outras redes

A rede CEC colabora com outras redes europeias, nomeadamente a rede FIN-NET (DE) (EN) (FR) (financeira), SOLVIT (mercado interno) e a rede judicial europeia em matéria civil e comercial.

Contexto

A rede CEC é o resultado da fusão, em 2005, das duas redes existentes em matéria de protecção do consumidor: a rede para a resolução extrajudicial de litígios de consumo (Rede EJE) e a rede Euroguichets.

A rede EJE tinha sido criada na sequência de uma Resolução do Conselho, de 25 de Maio de 2000. O seu objectivo era permitir o tratamento das reclamações por acordo entre as partes. Os Euroguichets nasceram, por sua vez, no início dos anos 1990 de uma iniciativa da Comissão com vista a informar sobre as oportunidades do mercado interno e sobre os direitos dos consumidores.

Última modificação: 04.02.2011

Veja também

  • Web site da Comissão Europeia, Direcção-Geral da Saúde e dos Consumidores (DE), (EN), (FR)
Advertência jurídica | Sobre este sítio | Pesquisa | Contacto | Topo da página