União Européia

Dia da Europa 2017

Para comemorar o Dia da Europa, as instituições europeias abrem as portas ao público a 6 de maio em Bruxelas, a 13 e 14 de maio no Luxemburgo e a 14 de maio em Estrasburgo.

As Representações da UE na Europa e as Delegações da UE no resto do mundo organizam diversas atividades e eventos para todas as idades.

Todos os anos, milhares de pessoas participam em visitas, debates, concertos e outros eventos que assinalam o Dia da Europa e dão a conhecer melhor a União Europeia.

    #EUopenday

Visite as instituições europeias

Bruxelas

6 de maio de 2017, das 10:00 às 18:00

Informações sobre as atividades em Bruxelas

Luxemburgo

 

13 e 14 de maio de 2017, das 10:00 às 18:00

Informações sobre as atividades no Luxemburgo

Estrasburgo

 

14 de maio de 2017, das 10:00 às 18:00

Informações sobre as atividades em Estrasburgo

 

Atividades realizadas em toda a UE para assinalar o Dia da Europa

As Representações da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu nos vários países da UE organizam diversas atividades e eventos para todas as idades.

Descubra o programa dos eventos no seu país.

Lituânia

Luxemburgo

Países Baixos

Polónia

Eslováquia

Eslovénia

Espanha

Reino Unido

Atividades no resto do mundo para assinalar o Dia da Europa

Em cooperação com as embaixadas dos países da UE, as delegações da UE organizam atividades nos respetivos países sobre o tema A Europa no Mundo. Conferências, concursos, festivais de cinema e outros eventos apresentarão o melhor que a UE tem para oferecer.

Mais informações

 

Porquê um Dia da Europa?

Todos os anos, no Dia da Europa, que se comemora a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.