You are here:

Participe na definição das políticas da União Europeia

Está interessado em participar na definição das políticas da União Europeia? Pode fazê-lo de várias maneiras:

Iniciativa de Cidadania Europeia

Graças à Iniciativa de Cidadania Europeia pode solicitar à Comissão que apresente uma proposta legislativa sobre um assunto que lhe interesse. Uma iniciativa de cidadania deve ter o apoio de, pelo menos, um milhão de cidadãos da UE provenientes, no mínimo, de um quarto dos 28 países da UE (atualmente 7 países).

Consultas públicas

Quando a Comissão Europeia começa a preparar uma nova iniciativa política ou pretende rever a legislação em vigor, lança geralmente uma consulta pública sobre a matéria.

As pessoas, empresas e organizações com um interesse particular no tema tratado ou conhecimentos especializados sobre o mesmo podem ajudar a elaborar a proposta que será apresentada pela Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu para posterior discussão e adoção.

Petições ao Parlamento Europeu

Os cidadãos e outros residentes da UE, bem como as empresas e as organizações com sede na UE podem apresentar petições ao Parlamento Europeu sobre questões relacionadas com as políticas europeias que os afetem diretamente.

Como trabalha a Comissão – Notificações e Registo de Transparência

Para ser informado por correio eletrónico do lançamento de novos roteiros e/ou consultas públicas, assine o serviço Como trabalha a Comissão — Notificações. Se representa uma organização ou é um trabalhador independente envolvido em atividades que influenciam os processos de decisão e de definição de políticas das instituições da UE, inscreva-se no Registo de Transparência da UE.

Apresentação de denúncias

Existem várias possibilidades:

    Explorar a UE: Lançamento da Iniciativa de Cidadania Europeia

    Explorar a UE: Lançamento da Iniciativa de Cidadania Europeia

    Democracia parlamentar aberta a todos: o lançamento da Iniciativa de Cidadania para nova legislação da UE é muito complexo, mas potencialmente gratificante (28/05/2012).

     
    Explorar a UE: Petições no Parlamento Europeu

    Explorar a UE: Petições no Parlamento Europeu

    Tem alguma queixa ou algum pedido relacionado com uma das áreas de atividade da UE? Antes de o enviar para a Comissão das Petições, veja como funciona (29/03/2012).