Language selector

Escolher a versão de alto contrasteVisualizar com tamanho de letra normalAumentar o tamanho da letra

Esta página está disponível em 24 línguas

Porquê uma carreira na UE?


Uma carreira verdadeiramente europeia

Procura um emprego num ambiente dinâmico e estimulante?
Procuramos pessoas prontas a enfrentar desafios e a contribuir para a concretização do projeto europeu.

Para pessoas ambiciosas e competentes, as instituições da União Europeia podem ser uma oportunidade para fazer uma carreira internacional. Se se juntar a nós, estará a dar o primeiro passo de uma carreira a longo prazo que o poderá levar onde quiser. Trabalhará no centro da Europa, num ambiente internacional e dinâmico e assumirá verdadeiras responsabilidades desde o primeiro dia. Estamos aqui para servir 500 milhões de pessoas de 28 países diferentes. Prepare-se, pois, para enfrentar desafios com um alcance e escala excecionais e para dar um contributo concreto para a realização do projeto europeu.

Os estudantes do último ano da universidade e os licenciados podem candidatar-se a lugares de início de carreira em vários domínios, que podem ser o ponto de partida para uma carreira estimulante e verdadeiramente europeia. Também recrutamos regularmente pessoas com um diploma do ensino superior já com experiência profissional, pessoal administrativo e profissionais experientes num vasto leque de domínios, nomeadamente tradutores e intérpretes.

Se trabalhar para as instituições europeias terá a oportunidade de utilizar plenamente as suas capacidades de análise, de organização e de comunicação numa série de contextos muito diferentes. Apostamos em pessoas que levam as coisas até ao fim, que querem obter os melhores resultados possíveis e que têm suficiente confiança em si próprias para trabalhar de forma eficaz no âmbito de uma equipa multicultural, pessoas desejosas de aprender e aprofundar conhecimentos, capacidades e línguas. Para os lugares destinados a titulares de um diploma universitário, também é necessário ter capacidade de liderança e poder motivar as pessoas para atingirem resultados.

Topo da página

Enfrentar os desafios do futuro

Está preparado para contribuir para melhorar a vida de 500 milhões de pessoas?
Trabalhar para as instituições da UE significa trabalhar para um futuro melhor.

Em 50 anos, a UE conseguiu que os 28 países que dela fazem parte vivam num contexto de paz e de estabilidade e alterou a forma como vivemos, trabalhamos e viajamos. Com as suas instituições e agências, a UE tornou-se uma organização cuja ação abrange muitas áreas, desde a ajuda ao desenvolvimento à política ambiental.

Num período especialmente difícil para a Europa e o mundo, necessitamos atualmente de pessoas competentes para enfrentar os desafios e reforçar a União Europeia, para que esta se torne um lugar onde 500 milhões de cidadãos gostam de viver. O seu contributo pode ajudar-nos a atingir este objetivo.

Em função das suas qualificações e experiência, bem como das características do cargo que exercer, poderá trabalhar na definição de políticas e na aplicação da legislação europeia, gerir projetos, definir estratégias de comunicação, prestar assessoria jurídica e executar muitas outras tarefas em diversos domínios de competência.

Trabalhar para a UE significa trabalhar para uma das suas instituições, como o Parlamento Europeu, o Conselho da União Europeia, a Comissão Europeia, etc.

Para consultar a lista de todas as instituições e organismos da UE, clique em http://europa.eu/about-eu/institutions-bodies/index_en.htm.

A maioria das instituições da UE encontra-se em Bruxelas ou no Luxemburgo, onde poderá viver e trabalhar num ambiente internacional.

Topo da página

Uma carreira para a vida inteira

Não lhe basta um simples emprego?
Trabalhar para as instituições da UE proporciona-lhe uma carreira profissional cheia de oportunidades.

As instituições da UE estão empenhadas em apoiar e incentivar a realização pessoal e profissional dos seus funcionários, oferecendo opções de carreira flexíveis e realistas, uma apreciação justa do desempenho de cada um e oportunidades para diversificar as competências profissionais.

Aconselhamo-lo a planear a sua carreira profissional de uma forma proativa, uma vez que só a própria pessoa pode definir os seus interesses e valores e tomar as decisões adequadas ao desenvolvimento da sua carreira. Ajudamo-lo a planear o seu futuro profissional, a identificar os seus pontos fortes e os aspetos a aperfeiçoar e a elaborar um programa com base nessas características com vista a adquirir novas competências.

Topo da página

Continuar a aprender

Deseja aperfeiçoar as suas competências profissionais?
Continue a progredir
ao longo de toda a sua carreira europeia.

Se trabalhar para as instituições da UE, estará continuamente a desenvolver as suas competências para satisfazer os requisitos inerentes à sua carreira profissional.
Passará a ouvir muitas línguas no seu dia a dia, pelo que a aprendizagem de línguas será um aspeto importante no desenvolvimento da sua carreira. Por exemplo, antes de
ser promovido pela primeira vez, terá de dar provas do conhecimento de uma terceira língua europeia.

Para facilitar a comunicação com todos os membros da sua equipa, organizamos cursos de línguas nas 24 línguas oficiais. Esses cursos dividem-se em seis níveis (desde a iniciação até ao aperfeiçoamento), em regime intensivo, bissemanal ou de aprendizagem em linha.
Além de cursos de línguas, organizamos uma vasta gama de cursos de formação que permitem desenvolver competências pessoais ou acompanhar os progressos numa determinada área. A formação será adaptada ao seu plano de carreira e às necessidades da sua equipa.

Topo da página

Sentir o pulso da Europa

Viver e trabalhar em contacto com 24 línguas e 28 nacionalidades?
É isso que significa trabalhar e viver no centro da Europa.

Se se juntar a nós, trabalhará com pessoas de toda a Europa. Esse contexto internacional não se limitará ao trabalho diário. Existem fortes probabilidades de que passe a viver em Bruxelas ou na cidade do Luxemburgo, ambas cidades multiculturais.

A presença das instituições europeias, de outras organizações internacionais e de empresas multinacionais faz com que pessoas de toda a Europa trabalhem e vivam nessas cidades, onde se ouve constantemente falar uma grande variedade de línguas. Tanto uma como outra têm ótimos equipamentos culturais e desportivos e oferecem inúmeras possibilidades para fazer compras, comer fora ou sair à noite. Não são cidades demasiado grandes, pelo que em pouco tempo se pode sair do centro da cidade e estar no campo.

Localizadas no centro da Europa, estão apenas a poucas horas de distância de Amesterdão, Paris ou Londres. Se já tem filhos ou está a pensar constituir família, tanto Bruxelas como o Luxemburgo possuem excelentes escolas nacionais, europeias e internacionais e um grande número de infantários, creches, jardins de infância, etc.

Apesar de os seus serviços estarem maioritariamente repartidos entre Bruxelas e Luxemburgo, a Comissão Europeia tem também representações em todos os países da UE e delegações em capitais de todo o mundo. A UE dispõe ainda de várias agências e organismos em vários países.

Para mais informações sobre os organismos da UE, consulte http://europa.eu/about-eu/institutions-bodies/index_en.htm

Topo da página

Um empregador flexível e moderno


Oferecemos apoio e desenvolvimento pessoal e profissional ao longo de toda a carreira

As instituições da UE oferecem apoio e assistência ao pessoal recém-chegado e um pacote salarial que inclui prestações sociais interessantes (cobertura médica, regime de reforma, etc.) e um bom salário inicial. Consoante a sua situação pessoal, poderá ter direito a vários subsídios, tais como um subsídio de expatriação, um abono por filho a cargo, um subsídio para as despesas de uma viagem anual até ao local de origem, etc.

Para mais informações sobre as condições de trabalho dos funcionários da UE, consulte o Estatuto dos Funcionários, bem como as informações mais recentes sobre as remunerações dos funcionários e outros agentes da UE.

Incentivamos ainda a mobilidade e a formação contínua a nível profissional, nomeadamente através de cursos de línguas e de outros programas de formação. O pessoal da UE beneficia de uma progressão automática por escalões de antiguidade dentro de cada grau. Os funcionários com um bom desempenho são promovidos mais rapidamente. Defendemos também um horário de trabalho flexível, a igualdade de oportunidades e a conciliação do trabalho com a vida familiar.

Topo da página