Language selector

Escolher a versão de alto contrasteVisualizar com tamanho de letra normalAumentar o tamanho da letra

Esta página está disponível em 24 línguas

Instituições e agências da UE


Instituições da UE

As candidaturas para uma carreira na UE são tratadas através de um processo de recrutamento centralizado. Pode ser recrutado para trabalhar numa das seguintes instituições: 

 

Instituições com processos de seleção próprios:


Agências da UE

As agências e organismos descentralizados da UE oferecem uma série de oportunidades de trabalho, nomeadamente para especialistas. Por vezes, as agências também recrutam pessoal à margem dos concursos.

Algumas agências podem recrutar agentes contratuais a partir das listas de reserva do EPSO (base de dados CAST). Consulte a lista das agências habilitadas a recrutar a partir da base de dados CASTpdf.


Localização

As instituições europeias têm escritórios (representações e delegações) em todo o mundo, mas o mais provável é ser recrutado para trabalhar em Bruxelas ou no Luxemburgo.


Bruxelas e Luxemburgo

Tanto Bruxelas como a cidade do Luxemburgo são capitais cosmopolitas caracterizadas por uma grande diversidade social e cultural. A presença das instituições europeias faz com que pessoas de todo o mundo trabalhem e vivam nessas cidades, o que se reflete, por exemplo, na grande variedade de línguas que se ouve falar nos espaços públicos.

Tanto uma como outra têm ótimos equipamentos culturais e desportivos e oferecem inúmeras possibilidades para fazer compras, comer fora ou sair à noite. O facto de não serem demasiado grandes, torna bastante fácil sair da cidade para dar um passeio na floresta ou visitar o resto do país. Localizadas no centro da Europa, estão apenas a poucas horas de distância de Amesterdão, Paris ou Londres.

Informações úteis: viver na Bélgica e no Luxemburgo.

 

Outras localizações

Apesar de os seus serviços estarem maioritariamente repartidos entre Bruxelas e Luxemburgo, a Comissão tem representações em todos os países da UE. O Parlamento Europeu também tem um Gabinete de Informação em todos os países da UE e o Serviço Europeu para a Ação Externa tem delegações em todo o mundo.

A UE tem ainda várias agências e organismos especializados com sede em países diferentes. Ver também Agências e outros organismos da UE no seu país.

 

Ajuda para se instalar no seu novo país

Se receber uma oferta de emprego, os nossos Serviços de Acolhimento em Bruxelas e no Luxemburgo podem apoiá-lo nos aspetos práticos da sua instalação. Podem, por exemplo, ajudá-lo a encontrar casa ou dar uma vista de olhos ao seu contrato de arrendamento. Regularmente, são organizados Dias de Informação destinados a facilitar a integração dos cônjuges ou parceiros no novo país.

Tanto em Bruxelas como no Luxemburgo existem excelentes escolas nacionais, europeias e internacionais. Podemos indicar-lhe infantários, creches e outras atividades para crianças. 

Topo da página