Language selector

Escolher a versão de alto contrasteVisualizar com tamanho de letra normalAumentar o tamanho da letra

Esta página está disponível em 24 línguas

Documentos importantes


 

Antes de se candidatar a um concurso ou processo de seleção, leia atentamente os documentos a seguir indicados. 

Pode também consultar o Estatuto dos Funcionários da União Europeia e o Regime Aplicável aos Outros Agentes da União para informações sobre os direitos, obrigações e condições de trabalho das pessoas que trabalham para as instituições e organismos da União Europeia, nomeadamente sobre o recrutamento, as carreiras, a remuneração e as regalias



 

Concursos gerais

  • Anúncio de concurso
    Trata-se do texto oficial que rege a organização de um concurso e que contém informações específicas sobre o concurso (por exemplo, formalidades a cumprir, critérios de admissão e descrição das provas). É publicado no Jornal Oficial da União Europeia e no presente sítio Web, na rubrica Lugares disponíveis, antes do início do prazo para apresentação de candidaturas.

  • Disposições gerais aplicáveis aos concursos gerais
    Este documento estabelece as regras e procedimentos comuns a todos os concursos gerais. Tal como o anúncio de concurso, é juridicamente vinculativo, devendo os dois documentos ser lidos conjuntamente. É publicado no Jornal Oficial, sendo também acessível a partir da ligação acima indicada.

    Nota: as disposições gerais acima referidas aplicam-se a todos os concursos publicados a partir de 1 de março de 2014. Estas disposições substituem o Guia aplicável aos concursos gerais, aplicável aos concursos publicados até 28 de fevereiro de 2014.

 

Processos de seleção de agentes contratuais (CAST)/agentes temporários

  • Convite à manifestação de interesse
    No âmbito de uma seleção de agentes contratuais/agentes temporários, o «convite à manifestação de interesse» equivale simultaneamente ao anúncio de concurso e às disposições gerais aplicáveis aos concursos gerais. O convite contém informações específicas sobre cada processo de seleção (por exemplo, formalidades a cumprir, critérios de admissão e descrição das provas) e é publicado neste sítio Web, na rubrica Lugares disponíveis, antes do início do prazo para apresentação de candidaturas no quadro de um processo de seleção.
  • Procedimentos de revisão/recurso
    Procedimentos de recursopdf aplicáveis aos processos de seleção de agentes contratuais.

 

Manual de candidatura em linha

  • Este manual é um guia para cada fase do processo de candidatura em linha. O ato de candidatura em linha e a página de anúncio do concurso ou do processo de seleção contêm uma ligação para o manual. O manual pode também ser descarregado a partir desta página em alemãopdf, francêspdf ou inglêspdf.

Topo da página