Language selector

Escolher a versão de alto contrasteVisualizar com tamanho de letra normalAumentar o tamanho da letra

Esta página está disponível em 24 línguas

Critérios de admissão


 

Para poder participar num concurso geral ou num processo de seleção, é necessário reunir as seguintes condições:

  • ser cidadão de um país da UE
  • estar na posse dos seus plenos direitos cívicos enquanto cidadão da UE
  • estar em situação regular face às leis aplicáveis em matéria de serviço militar
  • ter um um profundo conhecimento de uma das línguas oficiais da UE e um conhecimento satisfatório de outra dessas línguas, uma das quais, pelo menos, deve ser o inglês, o francês ou o alemão
  • para os concursos dirigidos a linguistas (tradutores, intérpretes e juristas linguistas), é necessário ter um domínio perfeito de uma língua oficial da UE e um profundo conhecimento de uma segunda e terceira línguas, uma das quais, pelo menos, deve ser o inglês, o francês ou o alemão.

É ainda necessário satisfazer os eventuais requisitos específicos em matéria de qualificações e experiência profissional, indicados no anúncio do concurso ou no convite à manifestação de interesse. Consulte as regras de avaliação da experiência profissionalpdf e exemplos de diplomas aceitespdf.

As habilitações mínimas exigidas variam em função das vagas a preencher.

Regra geral,

  • para todos os lugares destinados a pessoas sem diploma universitário (nível de assistente/grupos de funções II, III) é exigido que se tenha concluído, pelo menos, o ensino secundário
  • para todos os lugares destinados a pessoas com diploma universitário (nível de administrador/grupo de funções IV) é exigido que se tenha concluído, pelo menos, estudos universitários (de três anos). 

Nalguns casos, pode exigir-se uma experiência profissional específica.

Não existe limite de idade. Todavia, a reforma é obrigatória aos 65 anos. Para mais informações, consulte o Estatuto dos Funcionários da UE.

Topo da página