Language selector

Escolher a versão de alto contrasteVisualizar com tamanho de letra normalAumentar o tamanho da letra

Esta página está disponível em 24 línguas

Intervenientes


Quem é responsável pelo recrutamento do pessoal?

  

Serviço de Seleção de Pessoal das Comunidades Europeias (EPSO)


O EPSO organiza os concursos gerais e os processos de seleção, sendo responsável por publicar e divulgar os anúncios de concurso, organizar as provas, prestar apoio administrativo, logístico e informático aos júris de concurso e gerir as listas de reserva. Cabe-lhe também assegurar o estrito cumprimento dos procedimentos por parte dos júris.

 

Júris de concurso


Cada processo de seleção tem um júri próprio, que é responsável por todas as fases de seleção dos candidatos e pela elaboração da lista final dos candidatos aprovados. Cada júri é composto por funcionários das instituições da UE, que podem ser membros permanentes (nomeados habitualmente por 2 a 4 anos para garantir a coerência dos vários processos de seleção) ou não permanentes (nomeados para um processo de seleção específico que requer conhecimentos especializados num determinado domínio).

 

Instituições europeias


Os serviços de recursos humanos das instituições são responsáveis pelo recrutamento dos candidatos aprovados, ou seja, pelo preenchimento das vagas a partir das listas de candidatos aprovados elaboradas pelo EPSO. Antes de contratar os potenciais funcionários, as instituições convocam-nos para uma entrevista.

Topo da página