Language selector

Escolher a versão de alto contrasteVisualizar com tamanho de letra normalAumentar o tamanho da letra

Esta página está disponível em 24 línguas

Sobre o EPSO


O papel do EPSO consiste em colocar à disposição das instituições da UE processos de seleção eficazes e de elevada qualidade que lhes permitam recrutar a pessoa certa para o lugar certo no momento certo. 


O EPSO é responsável pela seleção de pessoas interessadas em trabalhar nas instituições e agências da União Europeia: Parlamento Europeu, Conselho, Comissão Europeia, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Serviço Europeu para a Ação Externa, Comité Económico e Social, Comité das Regiões, Autoridade Europeia para a Proteção de Dados e gabinete do Provedor de Justiça Europeu.
Cada instituição pode recrutar pessoas para fazerem parte do seu pessoal a partir das listas de candidatos selecionados pelo EPSO.

O EPSO foi criado em 26 de julho de 2002 e entrou em funcionamento em 1 de janeiro de 2003.

Em 2008, após os seus primeiros cinco anos de funcionamento, durante os quais o EPSO ajudou as instituições a vencer os desafios inerentes ao alargamento da UE de 2004 e 2007, as instituições viram-se confrontadas com desafios de tal ordem no domínio dos recursos humanos que foi necessário modernizar, melhorar e acelerar um processo de seleção desatualizado que pouco mudara em 50 anos. Durante a próxima década, as instituições da UE terão de fazer face à aposentação de toda uma geração de funcionários, que levarão com eles os seus conhecimentos e uma enorme experiência. Para os substituir, as instituições terão de recrutar as pessoas mais competentes num mercado cada vez mais competitivo, numa altura em que as oportunidades de os licenciados mais brilhantes das universidades europeias fazerem uma carreira internacional nunca foram tão grandes.

Nos próximos anos, o EPSO procurará reduzir ainda mais a duração dos processos de seleção, graças ao seu recente projeto de redefinição dos métodos de trabalho, destinado a clarificar, simplificar e acelerar todos os processos internos. Além disso, o EPSO colabora estreitamente com as instituições para melhorar o processo de recrutamento dos candidatos aprovados em concursos gerais, tornando todo o sistema mais transparente e convivial.

Topo da página