Percurso de navegação

Prémios e concursos

É um jovem cientista ? Um inventor inspirado? Ou talvez um jornalista que defende os direitos humanos, um argumentista ou um fotógrafo de talento? A União Europeia distingue realizações excepcionais nestas e noutras áreas. Clique nas categorias abaixo para mais informações sobre os concursos da UE e para saber como participar.

Concursos geraisrss

Concurso de «storyboards» sobre o cartão europeu de seguro de doença

O quê?: Deixa levar-te pela tua imaginação e cria a tua própria história! Estamos à procura de uma história imaginativa e fascinante. Não é necessário que o texto respeite todas as regras gramaticais, mas a história deve ser clara e compreensível. O júri selecionará três vencedores, que receberão prémios no valor de, respetivamente, 1500, 1000 e 500 euros. Além disso, o «storyboard» vencedor dará origem a um vídeo.

Quem?: Cidadãos com mais de 18 anos de qualquer país da UE, bem como da Islândia, do Liechtenstein, da Noruega e da Suíça. Os menores de 18 anos também podem participar desde que o formulário de inscrição seja assinado por um dos progenitores ou pelo tutor legal.

Prazo: 17/08/2014

A Europa na minha região: concurso de fotografia

O quê?: Queremos saber - e ver! - de que modo os fundos da UE estão a ser utilizados na sua região e salientar projetos que fazem de facto uma diferença para as comunidades locais.  Para participar no concurso, tudo o que precisa de fazer é tirar uma fotografia a um projeto financiado pela UE

Pode ganhar 1000 euros para gastar numa máquina digital ou equipamento fotográfico e uma viagem para dois a Bruxelas em outubro de 2014.

Quem?: Cidadãos que residem num país da UE (com mais de 18 anos)

Prazo: 25/08/2014

Prémio «Cidade Acessível» 2015

O quê?: «Cidade acessível» é um concurso inovador que visa promover a acessibilidade das zonas urbanas para pessoas com deficiência, assim como dar a conhecer aos cidadãos europeus iniciativas tomadas noutras cidades europeias destinadas a melhorar a acessibilidade. Este prémio anual recompensa as cidades que apoiam ativamente a acessibilidade em favor das pessoas idosas ou com deficiência e que tomam medidas exemplares para a facilitar nos domínios da habitação, dos parques infantis, dos transportes públicos, das tecnologias de comunicação, etc.

Quem?: Cidades da UE com mais de 50 000 habitantes. Nos Estados-Membros com menos de duas cidades que satisfazem esse critério, também podem participar zonas urbanas constituídas por duas ou mais cidades cuja população, no seu conjunto, exceda os 50 000 habitantes.

Prazo: 10/09/2014

Prémio TCE para recompensar investigação no domínio da auditoria do setor público

O quê?: O Prémio TCE 2014 destina-se a recompensar universitários europeus pelas suas teses em estudos teóricos e/ou empíricos no âmbito da auditoria do setor público, em especial no contexto da União Europeia. O(s) vencedor(es) receberão um prémio de 5000 euros.

Quem?: O concurso está aberto a todos os jovens com uma pós-graduação que tenham feito uma tese de mestrado ou de doutoramento e cujo exame tenha tido lugar depois de 1 de janeiro de 2011. Os candidatos elegíveis para candidatar-se a este prémio TCE devem ser cidadãos da União Europeia ou ter concluído uma tese numa universidade da União Europeia.

Prazo: 30/11/2014

O que significa a ciência para ti?

O quê?: Concurso de fotografia: A ciência está em todo o lado. De fenómenos bizarros a demonstrações espetaculares, queremos saber que aspetos da ciência despertam mais a tua atenção. Envia-nos a tua fotografia sobre o tema e ganha uma viagem a Varsóvia (Polónia) para participar no concurso da União Europeia para jovens cientistas ou uma viagem a Ispra (Itália) para visitar o Centro Comum de Investigação. Concurso mensal - envia a tua fotografia entre o dia 1 e o dia 15 de cada mês.

Quem?: Equipa de três pessoas com, pelo menos, dois membros de sexo feminino (cidadãos europeus e residentes num dos 28 países da UE entre os 13 e os 18 anos de idade)

Prazo: 15/12/2014

rss

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?