You are here:

Sobre o EUROPA

O Europa.eu é o sítio Web oficial da União Europeia. É um bom ponto de partida se estiver à procura de informações e serviços prestados pela UE mas não souber que sítio específico consultar.

Este sítio fornece-lhe:

  • informações gerais sobre o funcionamento da UE
  • as últimas notícias e eventos da UE
  • ligações para informações sobre a UE nos sítios das instituições e agências da UE

Como é gerido este sítio?

Este sítio é gerido pela Direção-Geral de Comunicação da Comissão Europeia em nome das instituições da UE.

Como utilizar este sítio

Pode fazer uma pesquisa neste sítio, utilizando um dos temas principais (por exemplo, «Como funciona a UE», «Viver e fazer negócios na UE», «A UE por temas») ou utilizando o motor de pesquisa.

Ligações para informações e serviços da UE

A UE é um dos maiores fornecedores de informação em linha do mundo e procurar informações pode parecer complicado. Todos os dias, é publicada na Internet uma grande variedade de informações: legislação, estatísticas, comunicados de imprensa, relatórios, etc.

Cada instituição e agência da UE tem o seu próprio sítio Web, assim como as representações e delegações da UE nos Estados-Membros e no resto do mundo. A UE tem também serviços em linha que permitem, por exemplo, procurar o número de identificação para efeitos de IVA de uma empresa, encomendar uma publicação da UE ou procurar emprego no estrangeiro.

Queremos ajudá-lo a encontrar essas informações. Para o efeito, classificámos as informações por categorias e fornecemos uma descrição do que poderá encontrar quando clica em cada uma das ligações.

Satisfação dos clientes

O Europa.eu foi criado a pensar em si. Trabalhamos com utilizadores do sítio Web a fim de tornar a estrutura e a língua do sítio tão claras quanto possível, mas estamos constantemente a tentar melhorá-las.

Para enviar comentários, sugestões e opiniões contacte a equipa do Europa

O que acontece às opiniões dos utilizadores?

Os comentários que recebemos dos utilizadores do nosso sítio Web são traduzidos, lidos e analisados semanalmente. Com base nesses comentários procuramos melhorar o nosso sítio.

Recebemos opiniões dos utilizadores do portal da União Europeia por intermédio de quatro canais diferentes:

  • a secção «Ajude-nos a melhorar», através da qual recebemos todas as semanas até 3000 mensagens com comentários
  • sondagem, mediante a qual solicitamos a um em cada 20 visitantes que respondam a sete perguntas breves
  • formulário de contacto em formato eletrónico que permite enviar comentários e receber respostas
  • testes com utilizadores efetuados periodicamente no nosso sítio Web com vista a obter reações «em direto» sobre o sítio ou sobre projetos de páginas ou secções em fase de desenvolvimento. Também recorremos a técnicas de sondagem dos utilizadores, como estudos de campo, criação de protótipos em papel e categorização de conteúdos (card sorting).

Todos os comentários e sugestões dos utilizadores são traduzidos (tradução automática) numa língua em que possam ser lidos e analisados pelos nosso serviços. Estamos atentos aos problemas recorrentes e introduzimos constantemente melhorias: acrescentamos novas ligações ou mudamos o título das existentes, por exemplo, no intuito de ajudar as pessoas a encontrar mais facilmente a informação que procuram.

Todos os comentários recebidos são anónimos e não são conservados dados sobre as pessoas que utilizam o sítio ou que nos enviam comentários.

Os utilizadores do nosso sítio Web

Os comentários dos utilizadores, combinados com a nossa ferramenta de análise, ajudam-nos a determinar quem visita o nosso sítio e o que procura. Em 2014, cerca de 1,7 milhões de pessoas, em média, visitaram o sítio EUROPA por mês, 25% dos quais de fora da UE. Na sua maioria, os inquiridos dizem-nos que o fazem sobretudo por motivos profissionais e demonstram um elevado nível de satisfação.

Ver o texto alternativo da infografia sobre as pessoas que visitam o sítio