Serviço Europeu para a Ação Externa

O Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) é o corpo diplomático da União Europeia. Assiste a Alta Representante da União na condução da política externa e de segurança da UE.

Missão

O SEAE gere as relações diplomáticas da UE com o resto do mundo. Tem por missão reforçar a coerência e a eficiência da política externa da UE e, por conseguinte, a influência da Europa no mundo.

O serviço colabora estreitamente com os serviços diplomáticos nacionais dos países da UE. O seu pessoal é, em parte, composto por funcionários destacados destes serviços.

Uma das funções principais do SEAE é apoiar as parcerias estratégicas da UE com os intervenientes fundamentais na cena internacional e o compromisso assumido para com os países emergentes. O SEAE trabalha estreitamente com as Nações Unidas e outras grandes potências como os Estados Unidos e a Rússia.

Eis algumas das áreas de intervenção a nível da política externa:

  • consolidação da paz através de apoio político, económico e prático (por exemplo, nos Balcãs Ocidentais após a guerra na ex-Jugoslávia)
  • missões civis e militares para o reforço da segurança a nível mundial ao abrigo da política comum de segurança e defesa English
  • manutenção de relações de amizade com os países que fazem fronteira com a UE no quadro da política europeia de vizinhança
  • ajuda ao desenvolvimento, resposta a situações de crise, ajuda humanitária, luta contra as alterações climáticas e defesa dos direitos humanos

Responsável pelo SEAE

O SEAE é dirigido por Federica Mogherini, a Alta Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança English.

A Alta Representante é também Comissária europeia e preside às reuniões dos ministros no Conselho dos Negócios Estrangeiros Englishfrançais. Desta forma, contribuindo para garantir a coerência e a eficácia da política externa da UE.

A UE no mundo

Fora das suas fronteiras, a União Europeia é representada por delegações da UE que assumem funções semelhantes às de uma embaixada.

História

O SEAE é o órgão mais recente da UE. Foi criado em 2011, reunindo os serviços de política externa da Comissão Europeia e do Conselho da UE.


Vídeos

 Ver também

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?