2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014

2011

Janeiro

1

Estónia adopta o euro como moeda nacional, tornando-se o 17.º membro da zona euro.

1

Início das actividades culturais em Turku, na Finlândia, e em Tallin, na Estónia, capitais europeias de cultura de 2011.

1

A Hungria assume a presidência rotativa do Conselho da UE por seis meses. O seu programa incide em quatro áreas prioritárias: crescimento inclusivo e emprego; reforço das políticas nos sectores alimentar, da energia e da água; uma UE próxima do cidadão; alargamento e política de vizinhança.

1

Entram em funcionamento três novas autoridades europeias de supervisão financeira: a Autoridade Bancária Europeia, a Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma e a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados.

1

É lançado o Ano Europeu do Voluntariado, que destaca a importância do voluntariado e incentiva mais pessoas a terem um papel mais activo na sociedade.

18

Está em curso o primeiro «semestre europeu», um ciclo de seis meses de coordenação das políticas económicas entre os países da UE com o objectivo de ajudar a prevenir crises económicas como a de 2008-2010.

Fevereiro

4

O Conselho Europeu manifesta o seu total apoio a uma transição pacífica para a democracia nos países vizinhos do Sul do Mediterrâneo.

17

O Parlamento Europeu aprova uma resolução que preconiza a concessão de apoio político e financeiro da UE à transição para a democracia no Egipto, reitera a solidariedade com a "Revolução Jasmim" na Tunísia e deplora os actos de violência que causaram vítimas mortais.

Março

11

É accionado o mecanismo de protecção civil da UE para coordenar a assistência e as medidas de solidariedade europeia na sequência do sismo e do tsunami que assolaram o Japão.

17

Numa declaração conjunta, o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e a Alta Representante da UE, Catherine Ashton, congratulam-se com a Resolução n.º 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que tem como objectivo pôr cobro ao sofrimento da população civil líbia afectada pelo confronto com o governo de Khadafi.

25

No Conselho Europeu da Primavera, em Bruxelas, é ultimado um vasto pacote de medidas destinadas a reforçar a economia europeia. Para melhorar a coordenação das políticas económicas da União Económica e Monetária foi criado o Pacto para o Euro Mais.

Abril

7

O Presidente polaco Lech Kaczynski, a sua esposa e outras figuras pÚblicas e militares perdem a vida num acidente de avião no final de uma viagem com destino a Smolensk, na RÚssia, onde iriam participar nas comemorações dos 70 anos do massacre de Katyn.

7

O acidente da central nuclear de Chernobyl foi há 25 anos. A UE continua empenhada em reforçar a segurança nuclear.

Maio

25

Acordo sobre a nova Marca do Património Europeu, um prémio que distingue os sítios que dão visibilidade à história da União Europeia. Os países da UE podem propor sítios de dois em dois anos. Por cada país pode ser distinguido um sítio com a Marca do Património Europeu.

26

Ratko Mladić, acusado de genocídio e de vários outros crimes de guerra, foi detido pelas autoridades sérvias, eliminando-se assim um dos obstáculos à adesão da Sérvia à UE.

Junho

23

A Comissão e o Parlamento lançam um Registo de Transparência Comum dos representantes de interesses junto da UE, dando assim um passo importante para tornar o seu funcionamento mais transparente.

24

O Conselho Europeu aprova a conclusão das negociações de adesão com a Croácia em finais de Junho de 2011, criando assim as condições para que este país se torne o 28.º membro da UE em 2013.

30

O Parlamento grego adopta um pacote de cortes orçamentais e de reformas estruturais para reduzir o défice do país e tornar a economia mais competitiva. A UE reafirma o seu apoio e solidariedade.

30

A Comissão Europeia propõe um quadro financeiro plurianual da UE para o período de 2014 a 2020, que visa estimular o crescimento.

julho

1

A Polónia assume a presidência rotativa do Conselho da UE por seis meses. O programa da presidência polaca inclui o crescimento económico, o reforço da segurança na Europa e o estreitamento das relações da UE com os países vizinhos, quer a leste, quer a sul.

11

Os países da zona euro assinam um tratado que cria um Mecanismo Europeu de Estabilidade, habilitado a conceder empréstimos até 500 mil milhões de euros aos países da zona euro em situação de crise.

15

São publicados os resultados de uma ronda de testes de resistência ao setor bancário, destinados a avaliar a capacidade dos bancos para suportarem um novo período de recessão. Cerca de 83 dos 91 bancos analisados passam nos testes.

21

Os dirigentes da zona euro chegam a acordo sobre novas medidas de apoio à Grécia, no valor de 109 milhões de euros.

agosto

1

A UE adota medidas restritivas contra a Síria, em resposta à violenta repressão das manifestações pró-democracia.

24

A União Europeia presta ajuda humanitária e assistência financeira à Líbia democrática, após a queda do regime de Kaddafi.

setembro

12

O período de proteção dos direitos de autor sobre obras musicais é alargado, na UE, de 50 para 70 anos, na sequência da adoção de uma diretiva da UE;

23

A UE participa, pela primeira vez, no debate anual da Assembleia Geral da ONU. O Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, refere a «responsabilidade» da comunidade internacional no apoio à transição política da Líbia.

27

A União Europeia anuncia uma ajuda de 350 milhões de euros para os países do norte de África e do Médio Oriente em processo de transformação democrática.

28

No seu discurso sobre o estado da União, o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, propõe um novo imposto sobre as transações entre instituições financeiras.

outubro

14

É inaugurado em Bruxelas o Parlamentarium, o centro de visitantes do Parlamento Europeu. Uma série de ferramentas multimédia interativas oferecem aos turistas e aos residentes locais uma imagem sobre o funcionamento do Parlamento Europeu e das outras instituições da UE.

21

Com o lançamento dos dois primeiros satélites Galileu, a União Europeia dá um passo em frente no desenvolvimento do seu próprio sistema de navegação por satélite. Os satélites Galileu ajudarão a melhorar os transportes, os serviços de salvamento, as transações bancárias e o fornecimento de eletricidade.

23

O Conselho Europeu aprova um certo número de medidas destinadas a garantir o crescimento e a criação de emprego.

26

Durante a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da zona euro é decidida a adoção de uma estratégia global com vista a assegurar a consolidação orçamental, o crescimento, o apoio aos países em dificuldades e uma governação da zona euro mais forte.

novembro

1

Mario Draghi, ex-governador do Banco Central de Itália, assume a presidência do Banco Central Europeu (BCE).

3-4

Os dirigentes das 20 maiores economias desenvolvidas e emergentes, reunidos na Cimeira do G20 em Cannes, França, estabelecem um consenso sobre a necessidade de uma ação determinada e coordenada para a recuperação económica mundial e para a criação de emprego e tomam medidas sobre a reforma do sistema financeiro.

8

O Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros adota um pacote de seis propostas legislativas destinadas a reforçar a governação económica na UE. Este pacote prevê regras para uma gestão mais responsável dos bancos.

11

Um novo governo de coligação, chefiado pelo Primeiro-Ministro Lucas Papademos, toma posse na Grécia.

16

Mudança de Governo em Itália. O novo Primeiro-Ministro, Mario Monti, implementará profundas reformas económicas.

23

A Comissão apresenta um pacote de medidas, dividido em quatro partes, destinadas a aprofundar a governação económica da UE e da zona euro: o Inquérito Anual sobre o Crescimento de 2012, que estabelece as prioridades económicas para o próximo ano, dois regulamentos destinados a reforçar a supervisão económica e orçamental na zona euro e um Livro Verde sobre a emissão de obrigações de estabilidade.

dezembro

9

Durante o Conselho Europeu, 17 membros da zona euro e vários outros países da UE comprometem-se a participar num novo «pacto fiscal» e a reforçar a coordenação das suas políticas económicas.

18

Falecimento de Václav Havel, antigo Presidente da Checoslováquia e da República Checa e grande defensor da liberdade durante o regime comunista. «Um verdadeiro europeu e um acérrimo defensor da democracia e da liberdade ao longo de toda a sua vida. O nome de Václav Havel ficará para sempre ligado à reunificação da Europa e à expansão dos seus valores na Europa Central e Oriental», declarou o Presidente da Comissão, Durão Barroso.

19

O Liechtenstein adere ao regime de livre circulação no espaço Schengen.

 Ver também

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?