2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009

2009

Janeiro

1

O euro passa a ter curso legal na Eslováquia.

1

A República Checa assume pela primeira vez a presidência rotativa da União Europeia. As prioridades da presidência incluem a economia e a energia.

1

Inicia-se o Ano Europeu da Criatividade e da Inovação. Ao longo do ano, realizar-se-ão conferências, projectos e exposições em toda a Europa, tendo em vista sensibilizar o público para a necessidade de soluções criativas face aos desafios actuais.

7

Linz, na Áustria, e Vilnius, na Lituânia, partilham o título de Capital Europeia da Cultura em 2009.

Fevereiro

8

Suíça vota renovação do acordo sobre a livre circulação de pessoas entre a UE e a Suíça.

22

Os países da UE que fazem parte do G20, que representa as maiores economias do mundo, encontram-se em Berlim. Os dirigentes chegam a acordo quanto à necessidade de uma abordagem comum para combater a crise financeira e restaurar a confiança no mercado comum.

25

O grupo de peritos «de Larosière » apresenta um relatório, encomendado pela Comissão Europeia, que recomenda o reforço da supervisão financeira para evitar a repetição da crise.

Março

1

Reunião informal dos Chefes de Estado e de Governo para debater a execução do "Plano de relançamento da economia".

6

Hillary Clinton, Secretária de Estado norte-americana, é a mais alta personalidade política dos EUA recebida no Parlamento Europeu desde a visita do Presidente Ronald Reagan em 1985.

19-20

Conselho Europeu - Os dirigentes europeus decidem, entre outras medidas, afectar 5 mil milhões de euros provenientes de dotações não utilizadas da UE a projectos de melhoria das infra-estruturas no domínio da energia e da Internet de banda larga e, simultaneamente, aumentar a ajuda concedida pela UE aos países em dificuldade.

Abril

2

Cimeira do G20 em Londres acorda em injectar 832 mil milhões de euros no FMI e em outras instituições, bem como em reforçar a supervisão e a regulação dos mercados financeiros.

5

Os dirigentes da União Europeia e o Presidente dos EUA, Barack Obama, debatem na cimeira de Praga a crise financeira e questões de segurança.

30

Ministros da saúde da UE reúnem-se no Luxemburgo para tomar medidas face à chegada à Europa do novo vírus da gripe A (H1N1).

Maio

7

A UE organiza em Praga uma cimeira extraordinária sobre o emprego em que será debatido o impacto da crise económica nos mercados de trabalho europeus.

Junho

4-7

Em toda a UE, decorrem as eleições europeias: são eleitos 736 deputados para o Parlamento Europeu, sendo a taxa de participação total nas eleições de 43,2%.

18-19

Cimeira Europeia de Bruxelas prepara o caminho para um segundo referendo na Irlanda sobre o Tratado de Lisboa.

Julho

1

A Suécia assume pela segunda vez a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, tendo como prioridades a recuperação económica e as alterações climáticas.

14

O eurodeputado polaco Jerzy Buzek é eleito Presidente do Parlamento Europeu.

23

A Islândia solicita a adesão à União Europeia.

Agosto

20

Uma equipa de observadores da União Europeia acompanha as eleições presidenciais no Afeganistão.

Setembro

16

O Parlamento Europeu aprova a nomeação de Durão Barroso para um segundo mandato de cinco anos como Presidente da Comissão Europeia.

17

Reunião informal dos Chefes de Estado e de Governo da UE em Bruxelas para preparar a Cimeira do G20 em Pittsburgh.

24-25

Cimeira do G20 em Pittsburg, na Pensilvânia (Estados Unidos). Os dirigentes das maiores economias mundiais debatem as alterações climáticas e a recuperação económica.

Outubro

3

A Irlanda diz "sim" ao Tratado de Lisboa num segundo referendo.

30

O Conselho Europeu debate a concessão de apoio financeiro aos países em desenvolvimento no quadro da luta contra o aquecimento global e prepara a participação da UE na conferência internacional sobre as alterações climáticas que se realizará em Dezembro.

Novembro

9

20.º aniversário da queda do Muro de Berlim.

18

Realiza-se em Estocolmo uma Cimeira UE-Rússia. As conversações incidem sobre um acordo relativo a um mecanismo de alerta rápido em caso de ruptura do aprovisionamento energético, a resposta à crise financeira e económica e a luta contra as alterações climáticas.

20

Numa reunião do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy é nomeado o primeiro Presidente permanente do Conselho da UE e a Comissária britânica do Comércio, Catherine Ashton, é nomeada Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

Dezembro

1

O Tratado de Lisboa entra em vigor.

10-11

Por ocasião do Conselho Europeu realizado em Bruxelas, é adoptado o Programa de Estocolmo para o período de 2010-2014 que visa reforçar a liberdade, a segurança e a justiça.

19

É assinado em Copenhaga um acordo sobre o clima. Embora sem carácter vinculativo, é considerado um primeiro passo para um futuro acordo mundial. A UE propõe o estabelecimento de objectivos suplementares de redução das emissões de CO2, na condição de que outros países assumam o mesmo compromisso.

22

A Sérvia candidata-se à adesão à UE.

 Ver também

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?