2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009

2008

Janeiro

1

A Eslovénia assume a Presidência do Conselho da União Europeia. Chipre e Malta adoptam o euro, passando a zona do euro a contar com 15 países e uma população de cerca de 320 milhões de cidadãos.

8

O Ano Europeu do Diálogo Intercultural 2008 foi lançado em Liubliana, Eslovénia, pelo Presidente da Comissão José Manuel Barroso.

28

A UE aprova o lançamento de uma operação militar no Leste do Chade e no Nordeste da República Centro-Africana – "EUFOR Chade/RCA" no âmbito da Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD) e em conformidade com a Resolução 1778 (2007) do Conselho de Segurança da ONU.

Fevereiro

4

O Comité Político e de Segurança do Conselho nomeia Pieter Feith Representante Especial da UE para o Kosovo.

5

O Alto Representante da União Europeia para a Política Externa e de Segurança Comum (PESC), Javier SOLANA, recebe o prémio da paz do Children's United Parliement of the World (CUPW) como recompensa pela sua acção em favor da paz e da compreensão entre os povos.

7

O Vice-Presidente da Comissão Europeia, Günter Verheugen, lança a «Enterprise Europe Network», uma nova rede europeia de apoio às empresas. Yves de Kermabon é nomeado chefe da missão EULEX no Kosovo.

12

O Conselho da União Europeia adopta uma parceria revista para a adesão da Croácia.

16

O Conselho da União Europeia cria uma missão da União Europeia para o «Estado de Direito» no Kosovo - "EULEX Kosovo".

Março

1

A cipriota Androula Vassiliou é nomeada Membro da Comissão Europeia sucedendo a Markos Kyprianou, que renunciou ao cargo.

6

Reúne-se em Bruxelas a tróica ministerial UE-EUA sob a presidência de Dimitrij Rupel, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia, com a presença de Condoleezza Rice, Secretária de Estado americana, de Javier Solana, Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, e da Comissária Benita Ferrero-Waldner.

11

Realiza-se em Bruxelas a décima segunda reunião do Conselho de Cooperação UE-Ucrânia.

12

O Parlamento Europeu comemora o 50.º aniversário da primeira reunião da Assembleia Parlamentar Europeia a 19 de Março de 1958.

13-14

O Conselho Europeu reúne-se em Bruxelas, Bélgica.

30

Entra em vigor o novo Acordo de Transportes Aéreos "Céu Aberto", concluído entre a UE e os EUA; as companhias aéreas europeias podem a partir de agora voar sem restrições a partir de qualquer ponto da UE para qualquer ponto dos EUA e vice-versa.

Abril

9

Androula Vassiliou assume as funções de Membro da Comissão Europeia responsável pela pasta da saúde. Sucede assim ao seu compatriota Markos Kyprianou, que renunciou ao cargo para assumir as funções de Ministro dos Negócios Estrangeiros do novo governo cipriota.

15

UE e Montenegro assinam acordo bilateral de adesão à OMC.

23

Realiza-se em Tóquio a 17.ª Cimeira UE-Japão.

28

Realiza-se no Luxemburgo a 13.ª reunião da Troika Ministerial ECOWAS-UE.

Maio

16-17

Realiza-se em Lima, no Peru, a quinta cimeira entre a União Europeia e a América Latina e as Caraíbas.

17

Decorrem em Lima, no Peru, a terceira cimeira entre o CARIFORUM e a tróica da UE e a cimeira entre o Mercosul e a tróica da UE. Realiza-se em Liubliana, na Eslovénia, uma reunião entre a Nigéria e a tróica ministerial da UE.

26

Tem lugar em Bruxelas a reunião ministerial e o 18.º Conselho Comum CCG – UE.

27

Realizam-se em Bruxelas a 46.ª reunião do Conselho de Associação CE –Turquia e a 1ª reunião entre Cabo Verde e a troika ministerial da UE.

Junho

12

No referendo realizado na Irlanda, 53,4% do eleitorado votou contra o Tratado de Lisboa, que visa melhorar o funcionamento das instituições e os métodos de trabalho da União Europeia.

14

Abertura da exposição internacional "Expo Zaragoza" que decorrerá durante três meses em Espanha, subordinada ao tema "Agua e Desenvolvimento Sustentável". Entre as atracções pode admirar-se um edifício transparente de 80 metros de altura com a forma de uma gota de água. Participam nesta exposição mais de 100 países.

17

A Comissão Europeia propõe uma estratégia com 10 pontos para reduzir a imigração ilegal. A proposta que a acompanha visa garantir às pessoas que requerem asilo o mesmo nível de protecção em toda a UE.

18

O Parlamento Europeu aprova a nomeação de Antonio Tajani como Membro da Comissão responsável pelos transportes, em substituição de Franco Frattini.

18-19

O Conselho Europeu debate o futuro do Tratado de Lisboa e decide continuar o processo de ratificação. Os dirigentes da UE insistem na importância da cooperação internacional para fazer face ao aumento dos preços dos alimentos e do petróleo.

Julho

1

A França assume a presidência rotativa do Conselho da UE. Entre as suas prioridades podem referir-se as seguintes: energia e alterações climáticas, elaboração de um pacto em matéria de política de imigração, segurança e luta contra o terrorismo, agricultura, futuro do Tratado de Lisboa.

7-8

Os dirigentes mundiais encontram-se por ocasião da Cimeira do G8 em Toyako, Japão. Com o apoio activo da UE, aprovam o novo objectivo de redução de emissões de gases com efeito de estufa.

13

Uma cimeira organizada em Paris marca o lançamento da nova União para o Mediterrâneo. Os projectos comuns previstos deverão reforçar as relações entre a UE e os seus vizinhos do Sudeste do Mediterrâneo.

21

Radovan Karadzic, antigo dirigente servo-bósnio, é detido após treze anos de clandestinidade e enviado ao Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, em Haia, para ser julgado.

Agosto

8

Conflito militar deflagra entre a Geórgia e a Rússia. A presidência da UE ajuda a negociar um cessar fogo.

Setembro

1

Os dirigentes da União Europeia reúnem-se numa cimeira para debater o conflito armado na Geórgia e condenam a «reacção desproporcionada» da Rússia.

7

Uma crise financeira de grandes proporções abala a economia mundial. A gravidade da situação é confirmada pela decisão do governo dos EUA de intervir para ajudar as sociedades hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac. Vários bancos europeus também registam dificuldades.

17

O Parlamento Europeu lança a «Europarl TV», um serviço de televisão via Internet. Com programas sobre a actualidade e as últimas notícias da UE em mais de 20 línguas, as suas emissões dirigem-se preferencialmente aos responsáveis políticos, membros de lóbis e estudantes.

Outubro

15

A crise financeira domina o Conselho Europeu. Os dirigentes europeus defendem uma reforma profunda do sistema financeiro, nomeadamente o reforço da supervisão internacional, a criação de um sistema de alerta rápido mundial em caso de crise e a adopção de regras à escala mundial destinadas a assegurar a transparência e a responsabilização.

22

Catherine Ashton é confirmada como a nova Comissária do Comércio Externo, em substituição de Peter Mandelson.

24

Do sétimo encontro Ásia-UE (ASEM7) resulta, entre outros, uma declaração sobre o desenvolvimento sustentável.

Novembro

10

O Conselho lança uma operação militar conjunta da União Europeia para aumentar a segurança marítima ao largo da costa da Somália. Designada «Operação Atalanta», esta operação militar surge em resposta ao número crescente de navios que têm sido atacados por piratas.

14

Durante a Cimeira UE-Rússia, as discussões centraram-se na questão da Geórgia, na segurança pan-europeia e na crise financeira internacional.

16

A Cimeira do G-20 debate a crise financeira internacional. Os dirigentes concordam em avançar com reformas tendo em vista reforçar os mercados financeiros, recorrer mais generalizadamente à gestão de risco e facilitar o acesso ao financiamento para os países em desenvolvimento e as economias emergentes durante o período de abrandamento da actividade económica.

Dezembro

12

Cimeira de Bruxelas: acordo sobre a acção contra as alterações climáticas, o apoio à economia e a resposta à crise financeira. Aprovação de um plano com vista a assegurar a ratificação do Tratado de Lisboa pela Irlanda.

12

A Suíça adere ao Espaço Schengen, que permite viajar entre os países membros sem controlos nas fronteiras e prevê um reforço da cooperação policial.

18

O Parlamento Europeu atribui o Prémio Sakharov ao dissidente chinês Hu Jia, que se encontra preso.

 Ver também

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?