2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009

2007

Janeiro

1

A adesão da Roménia e da Bulgária em 1 de Janeiro de 2007 concluiu o quinto alargamento da União Europeia, que teve início em Maio de 2004, elevando o número de Estados-Membros para 27 e a população da União Europeia para 492,8 milhões de habitantes. O Conselho da União Europeia designa Meglena Kuneva (Bulgária) e Leonard Orban (Roménia) Membros da Comissão Europeia para o período de 1 de Janeiro de 2007 a 31 de Outubro de 2009. A União Europeia possui actualmente 23 línguas oficiais, após a introdução do búlgaro, do romeno e do irlandês. A Eslovénia adopta com êxito o euro. A Alemanha assume a Presidência do Conselho da União Europeia.

16

Hans-Gert Poettering eleito novo Presidente do Parlamento Europeu.

Fevereiro

7

Entrega pelo Comissário Stavros Dimas dos prémios da Semana Europeia da Mobilidade às cidades de Leão, Budapeste e Bolonha. Comemoram-se os 15 anos do Tratado da União Europeia, vulgarmente conhecido por Tratado de Maastricht, que foi assinado a 7 de Fevereiro de 1992 pelos então 12 membros da União Europeia.

13

Realiza-se em Bruxelas a 9.ª reunião conjunta do Conselho de Cooperação UE-Cazaquistão e a 9.ª reunião conjunta do Conselho de Cooperação UE -República do Quirguizistão.

Março

6

Realiza-se em Bruxelas a terceira reunião do Conselho de Estabilização e de Associação entre a UE e a Croácia.

8-9

O Conselho Europeu reúne-se em Bruxelas, Bélgica.

11

O Terceiro Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo assinala o terceiro aniversário do atentado terrorista de 11 de Março de 2004 em Madrid, no qual perderam a vida 192 pessoas. Este dia foi igualmente dedicado às vítimas dos atentados de 7 de Julho de 2005 em Londres.

24-25

Realiza-se em Berlim uma reunião informal dos Chefes de Estado e de Governo, que aprovam uma Declaração por ocasião do 50.º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma.

Abril

3

A Comunidade Europeia torna-se a primeira organização a aderir à Conferência da Haia de direito internacional privado.

19

O Conselho nomeia Torben Brylle novo Representante Especial da União Europeia para o Sudão a partir de 1 de Maio de 2007.

17

A Direcção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural organiza um dia de diálogo em Bruxelas para assinalar o primeiro Dia dos Jovens Agricultores Europeus.

30

Tem lugar em Washington DC uma Cimeira União Europeia – Estados Unidos, durante a qual é assinado o acordo de céu aberto sobre o transporte aéreo transatlântico; é igualmente acordado o desenvolvimento de relações económicas mais estreitas ao longo dos próximos anos.

Maio

8

Realiza se em Riad, Arábia Saudita, o 17.º Conselho Conjunto e a Reunião Ministerial CCG-União Europeia.

15

Realiza-se em Bruxelas a 8.ª Troika Ministerial União Europeia-África.

18

Realiza-se em Samara, Rússia, a 18.ª Cimeira União Europeia-Rússia.

24

O Conselho adopta uma acção comum que prolonga por um ano, até 24 de Maio de 2008, o mandato da Missão de Assistência Fronteiriça da União Europeia para o Posto de Passagem de Rafa entre Gaza e o Egipto (MAF UE Rafa).

Junho

4

Cimeira União Europeia Canadá, Berlim, Alemanha.

5

Realiza-se em Berlim, Alemanha, a 16.ª Cimeira União Europeia-Japão.

18

Realizam-se no Luxemburgo a 11.ª reunião do Conselho de Cooperação UE Ucrânia e a 9.ª reunião do Conselho de Cooperação UE Moldávia.

21

Realiza-se Viena, Áustria, a 4.ª reunião ministerial sobre energia no quadro do diálogo UE-OPEP (União Europeia Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

21-22

Conselho Europeu, Bruxelas, Bélgica.

23-28

Realiza-se em Wiesbaden, Alemanha, a 13.ª sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE.  

Julho

1

Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia.

4

Realiza-se em Lisboa a primeira cimeira UE-Brasil.

10

O Conselho ECOFIN aprova a adopção do euro por Chipre e Malta a partir de 1 de Janeiro de 2008.

23

Os representantes dos Estados Membros reuniram-se em Bruxelas para a abertura formal de uma Conferência Intergovernamental (CIG) sobre um projecto de Tratado Reformador para alterar os Tratados da UE.

24

Realiza-se em Bruxelas a quarta reunião do Conselho de Estabilização e de Associação entre a UE e a Antiga República Jugoslava da Macedónia.

Agosto

1

A Bulgária e a Roménia tornam-se membros de pleno direito da Europol.

25

É anunciada a morte de Raymond Barre, Primeiro-Ministro de França de 1976 a 1981 e Vice-Presidente da Comissão Europeia de 1967 a 1973.

26

É anunciada a morte de Gaston Thorn, antigo deputado do Parlamento Europeu de 1959 a 1969, Primeiro-Ministro do Luxemburgo de 1974 a 1979, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1975 e 1976 e Presidente da Comissão Europeia de 1981 a 1985.

Setembro

14

Realiza-se em Kiev a 11.ª Cimeira UE-Ucrânia.

17

O Tribunal de Primeira Instância confirma uma decisão de 2004 da Comissão Europeia no longo processo contra a empresa americana de software "Microsoft" por abuso de posição dominante.

19

Gilles de Kerchove é nomeado o novo "Coordenador Anti-Terrorismo da UE. O Serviço de Inspecção Postal dos Estados Unidos (USPIS) e o Serviço Europeu de Polícia (Europol) assinam acordo de ligação.

25

Foi adoptado o livro verde sobre mobilidade urbana, intitulado "Para uma nova cultura da mobilidade urbana.

Outubro

10

Realiza-se em Tshwane, na África do Sul, a segunda Tróica Ministerial no âmbito da Parceria Estratégica África do Sul – UE.

11

Realiza-se em Ouagadougou, Burkina Faso, a 12.ª reunião da Troika Ministerial ECOWAS-UE.

15

É assinado no Luxemburgo um Acordo de Estabilização e de Associação (AEA) UE Montenegro.

16

Realizam-se no Luxemburgo as oitavas reuniões dos Conselhos de Cooperação UE Arménia, UE Azerbaijão e UE Geórgia.

18-19

Realiza-se em Lisboa uma Cimeira sobre o Tratado Reformador, durante a qual se chega a acordo quanto ao texto para o novo "Tratado de Lisboa" que será assinado formalmente por todos os dirigentes europeus em Lisboa em 13 de Dezembro de 2007.

26

Realiza-se em Mafra, Portugal, a 20.ª Cimeira UE-Rússia.

Novembro

1

O Brigadeiro-General Jürgen Scholz sucede ao Brigadeiro-General Friedrich Eichele como novo Chefe da Missão de Polícia da UE no Afeganistão.

5-6

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Parceria Euro-Mediterrânica encontram-se em Lisboa.

6

Piero Fassino é nomeado Enviado Especial da UE para a Birmânia/Mianmar.

30

Realiza-se em Nova Deli, Índia, a oitava cimeira entre a União Europeia e a Índia.

Dezembro

12

Hans-Gert Pöttering, Presidente do Parlamento Europeu, José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, e José Sócrates, Primeiro-Ministro português e Presidente em exercício do Conselho da União Europeia, assinam a Carta dos Direitos Fundamentais numa cerimónia formal no Parlamento Europeu em Estrasburgo.

13

O Tratado de Lisboa é assinado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

O Parlamento Europeu adopta em segunda leitura o orçamento da UE para 2008. A assinatura oficial tem lugar a 18 de Dezembro, no Parlamento Europeu em Bruxelas.

14

Realiza-se um Conselho Europeu em Bruxelas, Bélgica.

18-20

Tem lugar em Bruxelas a primeira sessão plenária ordinária da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EUROLAT), que reúne deputados do Parlamento Europeu e parlamentares da América Latina.

21

O Espaço Schengen é alargado, passando a incluir a Estónia, a República Checa, a Lituânia, a Hungria, a Letónia, Malta, a Polónia, a Eslováquia e a Eslovénia.

 Ver também

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?