1980 | 1981 | 1982 | 1983 | 1984 | 1985 | 1986 | 1987 | 1988 | 1989

1988

Janeiro

1

A Alemanha assume a presidência do Conselho das Comunidades Europeias.

Fevereiro

2

Realiza-se em Bruxelas uma reunião ministerial entre a Comunidade, os seus Estados-Membros e os Estados da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) consagrada ao mercado interno. 

11-13

O Conselho Europeu reúne-se em Bruxelas e chega a um acordo quanto ao conjunto das conclusões relativas ao objectivo "Realizar o Acto Único - uma nova fronteira para a Europa". 

Março

29

A Comissão publica os resultados do estudo "Europa 1992 - o desafio global", elaborado, a seu pedido, por um grupo de peritos independentes, a fim de avaliar as vantagens do mercado único. 

Abril

24-8/5

Realização da eleição presidencial em França.

Maio

10

Realizam-se eleições legislativas na Dinamarca.

Junho

5 e 12

Realizam-se eleições legislativas em França.

14

A Comissão apresenta ao Conselho um "Livro Verde sobre os direitos de autor e o desafio tecnológico - problemas de direitos de autor que exigem uma acção imediata".

15

É assinado um acordo de cooperação entre a Comunidade Europeia e os membros do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo; publicação de uma declaração política conjunta. 

19-21

Realiza-se em Toronto a cimeira económica ocidental.

25

É assinada uma declaração conjunta relativa ao estabelecimento de relações oficiais entre a Comunidade e o Conselho de Assistência Económica Mútua (CAEM).

27-28

O Conselho Europeu reúne-se em Hanover: salienta a importância de que se revestem os aspectos sociais dos progressos efectuados com vista aos objectivos de 1992, exprime as suas preocupações quanto aos perigos que ameaçam o ambiente e confia a um comité as acções conducentes à união monetária; o Conselho decide, igualmente, renovar o mandato de Jacques Delors enquanto presidente da Comissão.

Julho

1

A Grécia assume a presidência do Conselho das Comunidades Europeias. Entra em vigor o acordo interinstitucional sobre a disciplina orçamental e a melhoria do progresso orçamental, aprovado em Junho. 

Setembro

26

É assinado em Bruxelas um acordo de comércio e de cooperação económica entre a Comunidade e a Hungria.  O Conselho adopta uma declaração relativa à lei americana sobre o comércio e a competitividade (Trade Act), na qual exprime a sua viva preocupação quanto ao potencial proteccionista desta lei.

Outubro

7

A Comunidade ratifica a Convenção de Viena para a Protecção da Camada de Ozono.

12-13

Abertura das negociações para a renovação da convenção ACP-CEE.

24

O Conselho adopta uma decisão que institui um Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias. 

Dezembro

2-3

O Conselho Europeu reúne-se em Rodes. Consolida os progressos realizados com vista a 1992, sublinhando a importância dos trabalhos no domínio da protecção do ambiente e do desenvolvimento da capacidade audiovisual da Europa.

 Ver também

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?