Ir para o conteúdo principal

História da União Europeia 1980-89

O rosto em mutação da Europa — o colapso do comunismo

O sindicato polaco Solidariedade (Solidarność) e o seu líder Lech Walesa tornam-se nomes conhecidos na sequência dos greves do estaleiro naval de Gdansk no verão de 1980 pelos direitos dos trabalhadores e a mudança política. Em 1981, a Grécia torna-se o 10.º membro das Comunidades Europeias e a Espanha e Portugal aderem cinco anos mais tarde. O final da década assiste ao colapso dos regimes comunistas na Europa Central e Oriental.

Agosto de 1980 — greves dos estaleiros navais pelos direitos dos trabalhadores

Os trabalhadores do estaleiro na cidade polaca de Gdansk, liderados por Lech Walesa, lutam por mais direitos. Outros movimentos de greve estendem-se pelo país. O governo capitula e o Solidarność passa a ser um sindicato independente em setembro. O governo reafirmava gradualmente o seu poder e impôs legislação marcial em dezembro de 1981, pondo fim ao breve encontro da Polónia com o poder do povo, mas as sementes ficaram para o futuro.

1 de janeiro de 1981 — a Grécia torna-se o 10.º país a aderir

A Grécia adere às Comunidades Europeias. Era elegível para tal, uma vez que o regime militar tinha sido derrubado e a democracia restabelecida em 1974.

28 de fevereiro de 1984 — primeiro Programa Europeu de Investigação

A informática e a robotização revolucionam o nosso modo de vida e de trabalho. Para permanecer na vanguarda da inovação, o programa «Esprit» lança em 1984, o primeiro de muitos programas de investigação e inovação a nível europeu.

1 de janeiro de 1986 — dois novos membros — Espanha e Portugal

A Espanha e Portugal aderem às Comunidades Europeias, que passam a contar 12 Estados-Membros.

Fevereiro de 1986 — rumo a um mercado único

Embora os direitos aduaneiros tenham desaparecido em 1968, as trocas comerciais não se faziam livremente através das fronteiras entre os Estados-Membros. Os principais obstáculos eram as diferenças entre as regulamentações nacionais. O Ato Único Europeu lança um vasto programa de seis anos para os resolver e, por conseguinte, criar um mercado único. O ato, que entra em vigor em 1 de julho de 1987, também confere ao Parlamento Europeu mais voz e reforça os poderes das Comunidades Europeias em matéria de proteção do ambiente.

13 de junho de 1987 — lançamento do Programa Erasmus

O programa Erasmus é lançado para financiar estudantes universitários que desejem estudar noutro país europeu. Desde então, o programa deu a mais de 10 milhões de pessoas a oportunidade de estudar, receber formação, fazer voluntariado ou adquirir experiência profissional no estrangeiro.

9 de novembro de 1989 — queda do Muro de Berlim

Cai o Muro de Berlim e a fronteira entre o Oriente e o Ocidente é aberta pela primeira vez em 28 anos. Após mais de 40 anos de separação, a Alemanha é reunificada e a parte oriental do país passa a fazer parte da Comunidade Europeia em outubro de 1990