1980 | 1981 | 1982 | 1983 | 1984 | 1985 | 1986 | 1987 | 1988 | 1989

1985

Janeiro

1

A Itália assume a presidência do Conselho das Comunidades Europeias. A maioria dos Estados-Membros emite, pela primeira vez, o passaporte europeu. 

7

A nova Comissão, presidida pelo francês Jacques Delors, entra em funções.

Fevereiro

1

A Gronelândia abandona a Comunidade Europeia e associa-se a esta na qualidade de território ultramarino. 

13

Processo Gravier. Neste processo, relativo a um estudante francês que pretende estudar a arte da banda desenhada na Bélgica, o Tribunal de Justiça aplica o princípio da não-discriminação com base na nacionalidade, determinando que não se pode impor a um estudante estrangeiro um direito de inscrição superior ao exigido aos estudantes nacionais. 

Março

29-30

O Conselho Europeu reúne-se em Bruxelas. Aprova a adesão de Espanha e Portugal às Comunidades Europeias e chega a acordo quanto aos Programas Integrados Mediterrânicos (PIM), em conformidade com a proposta da Comissão.

Maio

7

Realiza-se em Bona a 11.ª cimeira económica ocidental. A Comissão publica duas declarações: uma declaração política por ocasião do 40.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e uma declaração económica em matéria de crescimento sustentável e emprego.

22

O Tribunal de Justiça profere o seu acórdão sobre o recurso por omissão do Parlamento contra o Conselho em matéria de política comum de transportes.

Junho

2

Realizam-se eleições legislativas na Grécia.

10

O Comité dos Governadores dos Bancos Centrais dos Estados-Membros adopta medidas destinadas a reforçar o sistema monetário europeu (SME).

12

Assinatura dos actos relativos à adesão de Espanha e de Portugal.

14

A Comissão apresenta ao Conselho um Livro Branco sobre a realização do mercado interno. Bélgica, Alemanha, França, Luxemburgo e Países Baixos assinam, em Schengen (Luxemburgo), os Tratados de Schengen sobre a abolição das fronteiras internas. 

20

O comité ad hoc "Europa dos Cidadãos" transmite ao Conselho o seu relatório final.

25

Eleição presidencial em Itália. 

28-29

O Conselho Europeu reúne-se em Milão. Os chefes de Governo aprovam o Livro Branco da Comissão sobre a realização do mercado interno e decidem lançar uma conferência intergovernamental para analisar a reforma institucional. 

Julho

1

O Luxemburgo assume a presidência do Conselho das Comunidades Europeias.

20

Os ministros e os governadores dos Bancos Centrais dos Estados-Membros decidem ajustar as taxas de câmbio centrais no âmbito do sistema monetário europeu (SME). 

22

O Conselho aprova a convocação de uma conferência dos representantes dos governos dos Estados-Membros para alterar o Tratado que institui a Comunidade Económica Europeia e redigir um tratado sobre uma política externa e de segurança comum.

23

A Comissão apresenta ao Conselho um Livro Verde sobre as perspectivas da política agrícola comum.

Setembro

9

Realiza-se a primeira reunião da Conferência Intergovernamental, com a participação dos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos Dez, de Espanha e de Portugal.

Outubro

13

Realizam-se eleições legislativas na Bélgica.

Novembro

12

É assinado um acordo de cooperação entre a CEE e os países que fazem parte do Tratado Geral de Integração Económica da América Central e o Panamá. 

28

O Comité Económico e Social adopta um parecer sobre a realização do mercado interno (Livro Branco da Comissão sobre a realização do mercado interno). 

Dezembro

2-4

O Conselho Europeu reúne-se no Luxemburgo. Os Dez acordam a revisão do Tratado de Roma assim como o relançamento da integração europeia através da elaboração de um Acto Único Europeu.

 Ver também

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?