1970 | 1971 | 1972 | 1973 | 1974 | 1975 | 1976 | 1977 | 1978 | 1979

1973

Janeiro

1

A Bélgica assume a Presidência das Comunidades Europeias. Adesão da Dinamarca, da Irlanda e do Reino Unido às Comunidades Europeias. Entrada em vigor do Acordo de Comércio Livre com a Áustria, Suíça, Portugal e Suécia. 

6

François-Xavier Ortoli toma posse como Presidente da Comissão Europeia.

Fevereiro

8

Criação da Confederação Europeia de Sindicatos.

21

Acórdão "Continental Can". O Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias determina que, na acepção do Tratado CEE, a concentração de empresas que, na prática, coloque as empresas em causa numa posição de poder que impossibilite a concorrência constitui um abuso. 

Março

13

Cornelis Berkhouwer é eleito Presidente do Parlamento Europeu.

Abril

1

Entrada em vigor do Acordo de Comércio Livre em matéria industrial entre a Comunidade e a Islândia.

6

Terceira reunião do Comité Misto CEE-Espanha em Madrid, Espanha. A delegação espanhola apresenta a posição do seu Governo relativamente ao futuro das relações entre a Espanha e a Comunidade, especialmente tendo em vista a negociação de um novo acordo.

Junho

1

Entrada em vigor do Acordo de Associação e do protocolo adicional entre a Comunidade e Chipre.

Julho

1

A Dinamarca assume a presidência do Conselho das Comunidades Europeias. Entrada em vigor do Acordo de Comércio Livre em matéria industrial entre a Comunidade e a Noruega. 

3-7

Sessão de abertura da Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa (CSCE) em Helsínquia, Finlândia.

Setembro

12-14

Reunião ministerial do Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio (GATT) em Tóquio, Japão. As partes concordam com a necessidade de estabelecer um sistema monetário que proteja a economia mundial dos choques e desequilíbrios; reconhecem igualmente que a nova fase de liberalização do comércio deve facilitar o funcionamento adequado do sistema monetário.

Outubro

5

A Finlândia assina um Acordo de Comércio Livre em matéria industrial com as Comunidades. 

6-27

Guerra do Kippur. Os países produtores de petróleo decidem reduzir ou proibir as exportações para alguns países ocidentais e a Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) decide aumentar substancialmente os preços do petróleo.

15

Adopção pelo Conselho de um conjunto de medidas para melhorar as relações com o Parlamento Europeu. Estas medidas prevêem uma maior participação do Conselho nos trabalhos do Parlamento referentes à conclusão de acordos de comércio, bem como a melhoria do processo de consulta do Parlamento.

Novembro

6

Os Nove reafirmam o seu empenhamento numa solução pacífica da crise do Médio Oriente.

20

O Conselho debate em profundidade as medidas propostas pela Comissão relativamente à reorganização da Política Agrícola Comum (PAC) que irá ser implantada até ao final de 1977.

Dezembro

14-15

Cimeira em Copenhaga, Dinamarca. A crise energética conduz os Estados-Membros a chegarem a acordo sobre a introdução de uma política energética comum. É emitida uma declaração sobre a identidade europeia, elaborada no contexto dos acordos de cooperação política e aprovada pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros.

 Ver também

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?