1960 | 1961 | 1962 | 1963 | 1964 | 1965 | 1966 | 1967 | 1968 | 1969

1969

Janeiro

1

O Luxemburgo assume a Presidência do Conselho das Comunidades Europeias.

Fevereiro

6-7

Reunião do Conselho da União da Europa Ocidental (UEO) no Luxemburgo. 

Julho

1

Os Países Baixos assumem a Presidência do Conselho das Comunidades Europeias. 

6

Jean Rey é reconduzido no cargo de Presidente da Comissão.

16

Apresentação ao Conselho de um memorando da Comissão sobre a substituição das contribuições dos Estados-Membros pelo sistema de recursos próprios das Comunidades e sobre o reforço dos poderes orçamentais do Parlamento Europeu.

22-23

O Conselho retoma a apreciação dos pedidos de adesão à Comunidade Europeia do Reino Unido, da Dinamarca, da Irlanda e da Noruega solicita à Comissão que actualize o parecer que emitiu sobre este assunto em Setembro de 1967. 

29

Assinatura da segunda Convenção de Iaundé.

Agosto

10

A pedido do Conselho, a Comissão actualiza o seu parecer sobre os pedidos de adesão à Comunidade Europeia do Reino Unido, da Dinamarca, da Irlanda e da Noruega. 

26-23/9

Realização, em Genebra, Suíça, da nona sessão da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (CNUCED). As discussões são essencialmente consagradas à contribuição da CNUCED para a Segunda Década de Desenvolvimento das Nações Unidas. 

Outubro

1

Parecer suplementar da Comissão sobre os pedidos de adesão à Comunidade Europeia do Reino Unido, da Dinamarca, da Irlanda e da Noruega. 

15

Apresentação pela Comissão ao Conselho de uma proposta de decisão destinada a dotar a Comunidade dos instrumentos necessários para promover uma política de desenvolvimento regional. 

Novembro

12

Acórdão Stauder. Pela primeira vez, o Tribunal de Justiça pronuncia-se sobre a protecção das pessoas singulares, declarando que os princípios gerais do direito comunitário, os quais compete ao Tribunal fazer respeitar, incluem os direitos fundamentais da pessoa.

Dezembro

1-2

Numa cimeira realizada em Haia, Países Baixos, os Chefes de Estado e de Governo confirmam a sua vontade de prosseguir a evolução gradual para uma união económica e monetária genuína e para a estreita harmonização das políticas sociais que esta união implica, e reafirmam o seu acordo quanto ao princípio do alargamento da Comunidade.

11

Jean Rey, Presidente da Comissão, exprime perante o Parlamento Europeu a sua satisfação relativamente às decisões adoptadas na cimeira no que se refere à consolidação e ao reforço da Comunidade. 

31

Fim do periodo de 12 anos previsto pelo Tratado instituindo a Comunidade Económica Europeia (CEE) relativo à implementação do mercado commun.

 Ver também