Percurso de navegação

  • Como funciona a UE
    • Informações de base
    • Instituições, organismos e agências
    • Trabalhar para e com a UE

Altiero Spinelli (1907-1986)

O político italiano Altiero Spinelli foi um dos fundadores da União Europeia e o principal promotor do chamado “Plano Spinelli”, uma proposta completa do Parlamento Europeu relativa a um Tratado para uma União Europeia federal. Esta proposta foi aprovada pelo Parlamento em 1984 por uma esmagadora maioria e constituiu uma importante fonte de inspiração para a consolidação dos Tratados da UE durante as décadas de 80 e 90.

Aos 17 anos, Spinelli aderiu ao Partido Comunista, facto pelo qual foi preso pelo regime fascista entre 1927 e 1943. Numa conferência da resistência europeia realizada no início de 1944, foi um dos promotores do Manifesto Europeu. No fim da guerra, fundou em Itália o movimento federalista europeu.

Spinelli contribuiu para a unificação europeia na qualidade de conselheiro de personalidades como De Gasperi, Spaak e Monnet. Além disso, promoveu a causa europeia no meio académico, tendo fundado em Roma o Instituto para os Assuntos Internacionais.

Na qualidade de Membro da Comissão Europeia, foi responsável pela política industrial e pela investigação entre 1970 e 1976. Foi deputado pelo Partido Comunista no Parlamento italiano durante três anos, antes de ser eleito deputado do Parlamento Europeu em 1979.

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?