Reino UnidoReino Unido

Ano de adesão à União Europeia: 1973

Capital: Londres

Superfície total: 244 820 km²

População: 61,7 milhões de habitantes

Moeda: libra esterlina (£)

Espaço Schengen: Não faz parte do espaço Schengen

Reino Unido

O Reino Unido é constituído pela Inglaterra, pelo País de Gales, pela Escócia (que, em conjunto, formam a Grã-Bretanha) e pela Irlanda do Norte. A geografia do reino Unido é variada, incluindo falésias junto da costa, terras a alta e baixa altitudes e muitas ilhas ao largo da Escócia. A sua montanha mais alta, situada na Escócia, é Ben Nevis, com 1343 metros de altitude.

O Reino Unido é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar. A principal câmara do Parlamento, a Câmara Baixa (Câmara dos Comuns), é composta por 646 deputados eleitos por sufrágio universal, e a Câmara Alta (Câmara dos Lordes), por cerca de 700 membros, que são os Pares do Reino nomeados a título vitalício ou hereditário e os bispos. Existe também um Parlamento escocês, em Edimburgo, com amplos poderes regionais e uma Assembleia galesa, em Cardiff, com poderes mais limitados para as questões relativas ao País de Gales mas que pode legislar em certas áreas.

Os ingleses representam mais de 80% da população, os escoceses quase 10%, sendo a restante população constituída essencialmente por galeses e irlandeses do Norte. O Reino Unido possui também várias comunidades de imigrantes oriundos principalmente das Índias Ocidentais, da Índia, do Paquistão, do Bangladesh e de África.

A economia, uma das mais importantes da UE, assenta cada vez mais no sector dos serviços, embora mantenha uma importante presença no sector da alta tecnologia, assim como noutros sectores. A City de Londres é um centro financeiro mundial.

O Reino Unido, país da revolução industrial, foi berço de muitos cientistas, entre os quais se destacam Isaac Newton e Charles Darwin. O fundador da economia moderna, Adam Smith, era escocês. A literatura inglesa conta com inúmeros poetas, dramaturgos, ensaístas e romancistas, que vão desde Geoffrey Chaucer, passando por Shakespeare e pelos seus contemporâneos, até uma série de escritores modernos como Doris Lessing, Prémio Nobel da Literatura, e J. K. Rowling, autora da série infanto-juvenil Harry Potter .

O Reino Unido oferece uma gama de especialidades regionais e tradicionais aos turistas que o visitam o país. Por exemplo, na Escócia deixe-se tentar pelos Arbroath smokies (arinca defumada mal cozida) e na Irlanda do Norte por que não começar o dia com um pequeno-almoço à moda do Ulster composto por bacon frito, ovos, salsichas, soda farls (pãezinhos tipicamente irlandeses) ou pão à base de batata? Uma especialidade tradicional do País de Gales são os laverbread, uns bolinhos fritos, feitos com laver (uma alga marinha comestível) e aveia, servidos com ovos, bacon e berbigões. No norte de Inglaterra, o Lancashire hotpot feito com carne de borrego ou vaca, batatas e cebolas.

Ligações úteis

  • Fichas por país – Espaço dos mais novos
  • Representação da Comissão no Reino Unido en
  • Gabinete de Informação do Parlamento Europeu no Reino Unido en
  • Administração pública e serviços públicos britânicos en
  • Informações turísticas en

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Reino Unido

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?